Voltar ao Início

Você está em:

Agência nuclear da Ucrânia diz que aumentou a radiação em Chernobyl

Para especialistas, importância da usina se deve ao fato de haver ainda material nuclear que pode ser sado para uma ambição belicista
Amanda Omura

Amanda Omura

A agência nuclear ucraniana afirmou que registrou um aumento nos níveis de radiação em Chernobyl. Os russos tomaram a região onde funcionava a usina nuclear até a década de 1980.

Os especialistas da agência nuclear disseram, no entanto, que os níveis de radiação não são críticos no momento, mas que estão sendo monitorados.

Não foram fornecidos os números da radiação. As alterações são resultado da movimentação de equipamentos militares pesados, que levantam poeira do chão.

Os russos afirmam que o nível de radiação é normal.

A Rússia vai mandar paraquedistas para garantir a posse de Chernobyl e a segurança do local onde funcionava a antiga usina nuclear, disse um porta-voz do Ministério da Defesa russo.

O exército russo destruiu 118 locais onde havia infraestrutura militar ucraniana, de acordo com dados do ministério russo.

Por que Chernobyl é importante na guerra
Mesmo sem estar funcionando, a região da usina foi invadida por militares russos. Para especialistas, a importância da usina se deve ao fato de haver ainda material nuclear que pode ser sado para uma ambição belicista.

Apesar da Ucrânia ter tido um dos maiores arsenais nucleares do mundo, o documento chamado Memorando de Budapeste permitiu que o país abrisse mão de bombas nucleares, com a condição de que Estados Unidos, Rússia e Reino Unido não atacariam suas fronteiras.

Para o conselheiro do gabinete presidencial da Ucrânia, Mykhailo Podolyak, “É impossível dizer se a usina nuclear de Chernobyl está segura após um ataque totalmente sem sentido dos russos”.

Chernobyl foi a primeira usina nuclear da Ucrânia, construída no ano de 1972, com quatro reatores nucleares do tipo RBMK. Na época, o país era um dos territórios vinculados à antiga União Soviética. Sua localização fica a cerca de 120 km de Kiev, capital do país.

Especialistas apontam que o acidente nuclear envolvendo a usina foi um dos motivos que levou ao aprofundamento da crise econômica na União Soviética. Mas mesmo após o fim do bloco socialista, Chernobyl ficou ativada até o ano de 2015.

Posts Relacionados

Terremoto de 4,8 de magnitude atinge Nova York

Terremoto de 4,8 de magnitude atinge Nova York

A profundidade do terremoto, de acordo com a USGS, foi de 5 quilômetros abaixo da superfície -- uma profundidade considerada baixa

Blinken diz que Ucrânia vai ser membro da Otan

Blinken diz que Ucrânia vai ser membro da Otan

Ele também afirmou que apoiar a Ucrânia é importante porque os russos estão recebendo ajuda para aumentar sua indústria de defesa

Pressionado, Netanyahu endurece o discurso

Pressionado, Netanyahu endurece o discurso

O primeiro-ministro de Israel é pressionado pela antecipação de eleições gerais e pela crise deflagrada em sua coligação extremista

Ataque destrói consulado iraniano na Síria

Ataque destrói consulado iraniano na Síria

A Guarda Revolucionária do Irã anunciou que sete de seus membros, entre eles três comandantes, morreram no bombardeio

Na Faixa de Gaza, 12 pessoas morrem afogadas

Na Faixa de Gaza, 12 pessoas morrem afogadas

Os Estados Unidos optaram por jogar caixas de aviões porque há dificuldades para entrar com caminhões na Faixa de Gaza

Rússia e China vetam proposta dos EUA de cessar-fogo

Rússia e China vetam proposta dos EUA de cessar-fogo

Ao justificar seu voto, o embaixador da Rússia na ONU, Vassily Nebenzia, acusou os Estados Unidos de falsas promessas

Regime cubano tenta aplacar a ira da população

Regime cubano tenta aplacar a ira da população

As manifestações populares foram contidas pela repressão policial, em sincronia com o bloqueio imediato do serviço de internet

O que esperar do triunfo eleitoral de Putin?

O que esperar do triunfo eleitoral de Putin?

Presidente russo usará reeleição com supostos 87,2% dos votos como demonstração da unidade nacional para prolongar guerra

pt_BRPortuguese