Inovar e fazer pequenas mudanças no negócio têm ajudado micro e pequenas empresas brasileiras a superar os impactos da pandemia e recuperar o faturamento. Em 2021, 97% dos empreendedores realizaram, ao menos, uma inovação em seu negócio, segundo pesquisa do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). As mudanças mais usadas foram:
Melhorar o atendimento: 86%
Melhorar a qualidade de produtos: 79,9%
Reduzir desperdícios: 69,2%
Aumentar a produção/vendas: 69,1%
Criar e/ou melhorar site ou redes sociais: 67,7%
Reduzir custos: 65,6%
Otimizar o consumo de água ou energia: 53,3%
- Melhorar o atendimento
Atender bem o consumidor é fundamental para o sucesso de um negócio. O empreendedor precisa se colocar no lugar do cliente e pensar na experiência dele do momento em que ele entra na sua loja – seja física ou virtual, até o momento do pós-venda. - Melhorar a qualidade de produtos
O primeiro passo é avaliar os produtos e serviços disponíveis e identificar quais podem ser melhorados ou substituídos por novos. Isso ser feito dentro da empresa, realizando testes de funcionalidades, novas receitas ou fórmulas, ou ainda testando com clientes a aceitação dessas novidades. - Reduzir desperdícios
No dia a dia de uma empresa, muitos materiais são desperdiçados e estoques são perdidos por falta de alguns controles que podem ser inseridos na rotina do negócio. Fique sempre alerta ao que é comprado e, de fato, utilizado. - Aumentar a produção e/ou as vendas
Crescer é bom, mas antes de investir na expansão do negócio, tem que analisar muito bem se esse é o momento ideal para a empresa. Mapeie o mercado consumidor que se quer atingir e analise a concorrência. Se realmente houver potencial de mercado para expansão, é fundamental avaliar a viabilidade financeira e a previsão de retorno do investimento. - Criar e/ou melhorar site ou redes sociais
Redes sociais são canais importantes para a comunicação com os clientes e para promover produtos e serviços. - Reduzir custos
Para melhorar esse ponto, é preciso fazer um planejamento de atividades para os funcionários ou uma divisão de tarefas equilibrada com estudos de tempos e métodos. - Otimizar o consumo de água ou energia
O custo com energia ou água retira um percentual considerável do lucro de muitos negócios.