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PME: inovação ajuda empreendedores a recuperar faturamento durante pandemia

Pesquisa do Sebrae mostra que 97% dos pequenos negócios realizaram, ao menos, uma inovação em seu negócio em 2021
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Amanda Omura

Inovar e fazer pequenas mudanças no negócio têm ajudado micro e pequenas empresas brasileiras a superar os impactos da pandemia e recuperar o faturamento. Em 2021, 97% dos empreendedores realizaram, ao menos, uma inovação em seu negócio, segundo pesquisa do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). As mudanças mais usadas foram:
Melhorar o atendimento: 86%
Melhorar a qualidade de produtos: 79,9%
Reduzir desperdícios: 69,2%
Aumentar a produção/vendas: 69,1%
Criar e/ou melhorar site ou redes sociais: 67,7%
Reduzir custos: 65,6%
Otimizar o consumo de água ou energia: 53,3%

  1. Melhorar o atendimento
    Atender bem o consumidor é fundamental para o sucesso de um negócio. O empreendedor precisa se colocar no lugar do cliente e pensar na experiência dele do momento em que ele entra na sua loja – seja física ou virtual, até o momento do pós-venda.
  2. Melhorar a qualidade de produtos
    O primeiro passo é avaliar os produtos e serviços disponíveis e identificar quais podem ser melhorados ou substituídos por novos. Isso ser feito dentro da empresa, realizando testes de funcionalidades, novas receitas ou fórmulas, ou ainda testando com clientes a aceitação dessas novidades.
  3. Reduzir desperdícios
    No dia a dia de uma empresa, muitos materiais são desperdiçados e estoques são perdidos por falta de alguns controles que podem ser inseridos na rotina do negócio. Fique sempre alerta ao que é comprado e, de fato, utilizado.
  4. Aumentar a produção e/ou as vendas
    Crescer é bom, mas antes de investir na expansão do negócio, tem que analisar muito bem se esse é o momento ideal para a empresa. Mapeie o mercado consumidor que se quer atingir e analise a concorrência. Se realmente houver potencial de mercado para expansão, é fundamental avaliar a viabilidade financeira e a previsão de retorno do investimento.
  5. Criar e/ou melhorar site ou redes sociais
    Redes sociais são canais importantes para a comunicação com os clientes e para promover produtos e serviços.
  6. Reduzir custos
    Para melhorar esse ponto, é preciso fazer um planejamento de atividades para os funcionários ou uma divisão de tarefas equilibrada com estudos de tempos e métodos.
  7. Otimizar o consumo de água ou energia
    O custo com energia ou água retira um percentual considerável do lucro de muitos negócios.

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