A Volvo anunciou que vai investir R$ 1,5 bilhão no Brasil até 2025, após registrar vendas recordes de caminhões no país no ano passado.
Os recursos serão voltados principalmente para pesquisa e desenvolvimento de produtos e serviços, afirmou a empresa.
Em 2021, a Volvo vendeu 21,8 mil caminhões no Brasil, alta de 45,7% sobre o ano anterior. O desempenho ocorreu em meio a um crescimento do mercado da ordem de 43,5%, a 128,7 mil veículos.
Do total vendido pela Volvo no Brasil, 17.980 foram caminhões pesados, deixando a montadora na liderança do segmento, à frente de Mercedes-Benz, Scania e Volkswagen Caminhões e Ônibus, segundo dados da associação de montadoras Anfavea.
“O Brasil manteve a posição de segundo maior mercado de caminhões da Volvo no mundo, mesmo numa época de limitações por conta da pandemia e das restrições da cadeia de suprimentos”, disse o presidente do grupo para América Latina, Wilson Lirmann.
Segmentos como agronegócio, mineração e indústria florestal puxaram as vendas do mercado nacional no lado dos pesados, enquanto o varejo ajudou a impulsionar veículos mais leves, diante da demanda por serviços de comércio eletrônico.
“Para 2022, também vemos boas perspectivas. Mas os desafios da cadeia de produção, tanto em capacidade quanto em aumento de custos, vão exigir atenção ano longo do ano”, disse Lirmann, referindo-se à crise global de suprimento de componentes eletrônicos e problemas na oferta de outras partes como pneus.
Tecnologia de segurança
A marca sueca espera eliminar as colisões entre automóveis a partir da próxima geração de veículos. Para isso, a marca sueca tem investido em tecnologias de segurança para impedir que um carro atinja o outro.
O projeto é ambicioso e demanda uma combinação de hardware e softwares que trabalham com largas cargas de dados em tempo real. Para isso, a Volvo e a parceira Zenseact se juntaram para criar uma fábrica de dados com mais 200 PebiBytes.
O volume corresponde a 225 milhões de gigabytes que serão produzidos nos próximos anos e processados por sistemas de inteligência artificial.
“A segurança é parte de nossa herança e a espinha dorsal de nossa empresa, mas o software é uma parte crucial de nosso DNA moderno. Portanto, enquanto continuamos a desenvolver a experiência de 50 anos da Equipe de Pesquisa de Acidentes da Volvo Cars, líder do setor, agora também podemos aproveitar a IA como uma nova equipe virtual de pesquisa de acidentes”, afirma Mats Moberg, chefe de P&D da Volvo Cars.