Chá emagrece? Posso misturar ervas? Entenda riscos

Chá emagrece? Posso misturar ervas? Entenda riscos

  • Redação
  • fevereiro 11, 2022
  • Nenhum Comentário
  • 343
  • 3 minutos de leitura

O caso da enfermeira que morreu depois de uma hepatite fulminante causado por “cápsulas de chás” chamou a atenção para o risco dos suplementos naturais com promessas milagrosas – geralmente, de perda de peso.
O médico hepatologista Raymundo Paraná, professor titular da Universidade Federal da Bahia (Ufba) e membro da Sociedade Brasileira de Hepatologia, diz que quem prescreve essas substâncias não segue evidências científicas.
“A maior parte dessas toxicidades por ervas – e isso não é um problema incomum – veio junto com a internet, no início do século, mas se consolidou mesmo com as redes sociais. E existem prescritores de combos de ervas – o que é lamentável. É absolutamente desprezível essa atitude, porque é totalmente dissociada da evidência científica”, afirma.
“Cada um [que prescreve] tem as suas formulações, prescreve, diz o que quer. Além dos consultórios, existe a comercialização direta pela internet. É um desastre, porque as pessoas compram e se expõem”, lamenta.

Chá emagrece?
Não. Os especialistas ouvidos pela reportagem foram unânimes ao dizer que, sozinho, o chá – qualquer que seja a erva – não promove o emagrecimento.

Chá é termogênico? O que isso significa?
“Termogênicos são substâncias que vão aumentar a produção de calor e isso, como consequência, pode levar a um aumento da taxa metabólica basal e causar, como consequência, o emagrecimento. Só que isso é diferente do que os chás e os suplementos fazem”, explica a nutricionista Fernanda Imamura.
Isso porque, por mais que os chás e suplementos possam aumentar um pouco a taxa metabólica basal – que é quanto o corpo gasta de energia – esse aumento é irrelevante para levar ao emagrecimento, diz a nutricionista.

Existe diferença entre beber o chá e consumi-lo em cápsulas?
Sim. Beber o chá é sempre mais seguro.
“De uma forma geral, as cápsulas são sempre formas menos seguras de consumir esses produtos, por conta de você não saber quanto [do produto] tem ali, como esse extrato foi produzido”, explica a farmacêutica Laura Marise.

Qual a relação entre cápsulas de chá e danos ao fígado?
O fígado acaba sendo o principal atingido porque é responsável por filtrar grande parte do que consumimos.
“Na maioria das vezes, como ocorre nas toxicidades por alopáticos [medicamentos tradicionais, como os antibióticos], as lesões são leves. O paciente tem um mal-estar, na hora que ele suspende a medicação, tudo desaparece. Não mais do que 10% vão ter sintomas mais agressivos. E, muito raramente, a forma grave”, explica.

Post relacionados

G20: combate às desigualdades, tributação e ações ambientais são temas

G20: combate às desigualdades, tributação e ações ambientais são…

O G20 reúne as principais economias do mundo, além da União Europeia e da União Africana
Em seis anos, procura por cursos de licenciatura cai 74% em universidades públicas

Em seis anos, procura por cursos de licenciatura cai…

Levantamento analisou número de inscritos em vestibulares para os cursos de Matemática e Letras de 2017 a 2023
Mendonça autoriza empresas a renegociarem acordos de leniência da Lava Jato

Mendonça autoriza empresas a renegociarem acordos de leniência da…

Ministro do STF tomou a decisão com base em pedidos de partidos políticos, que contestam formato dos acordos

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *