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Como evitar 6 más posturas que adotamos sem perceber

Muitas vezes nos sentamos ou ficamos em pé de forma errada, mas com um pouco de atenção podemos corrigir maus hábitos
Amanda Omura

Amanda Omura

À medida que envelhecemos, começamos a notar que não nos lembramos dos nomes de pessoas, do que fizemos ontem ou porque fomos à cozinha… e começamos a nos preocupar com isso.
Mas, muito antes que isso aconteça, muitos de nós já perderam outra coisa, quase sem se dar conta: a memória física.

  1. Não curvados
    Sentar-se curvado, muitas vezes, pode parecer cômodo. Mas, com o passar do tempo, essa posição pode exercer pressão sobre os músculos e causar dores.
  2. Sem arquear os ombros
    Ao trabalhar com o computador no escritório, sua cabeça pode tender a inclinar-se para frente. Isso pode contribuir para que a parte superior das costas se curve, com consequente rigidez dos ombros.

Algo similar ocorre quando falamos ao telefone sem usar as mãos, o que pode causar problemas como a síndrome do pescoço de texto, que pode, por sua vez, ocasionar dores e rigidez cervical, dor nas costas e dores de cabeça.

  1. Não estique o queixo
    Assim como a cabeça pode tender a inclinar-se para frente quando nos sentamos para trabalhar, o pescoço também pode se curvar na direção oposta. Para evitar que isso aconteça:
    alongue suavemente o pescoço para cima, ao mesmo tempo em que encolhe o queixo
    mova as omoplatas para baixo, em direção à coluna
    contraia os músculos da parte inferior do abdômen para manter a curvatura natural na parte inferior das costas
    ajuste sua cadeira para que não fique baixa demais
    ajuste seu monitor para que não fique alto demais
  2. Não se apoie somente em uma das pernas
    Aí está algo que fazemos para descansar um pouco quando precisamos ficar parados por muito tempo. Mas, em vez de usar os glúteos e os músculos centrais para ficarmos em pé, exercemos pressão excessiva sobre um dos lados da parte inferior das costas e dos quadris.
    Com o tempo, podemos desenvolver desequilíbrios musculares em volta da área da pélvis.
  3. Não empinar o traseiro
    O uso de salto alto e o excesso de peso em volta do estômago podem resultar em uma postura conhecida como "pato Donald".
    Para corrigi-la, imagine uma corda amarrada à sua cabeça puxando para cima. A ideia é manter o corpo em alinhamento perfeito, com a curvatura natural da coluna, pescoço reto e ombros paralelos aos quadris.
  4. Nem o encolha
    Quando a sua pélvis está encolhida para frente e suas costas ficam planas (sem a curva natural na parte inferior), o seu corpo se inclina para frente.
    Esta postura, muitas vezes, é causada por desequilíbrios musculares. Mas passar longos períodos sentados também pode contribuir para que as costas fiquem planas.

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