Os ovos de Páscoa estão até 40% mais caros este ano em relação a 2021, segundo levantamento da Associação Paulista de Supermercados (Apas). Apesar da alta de preços, a estimativa do setor é de um aumento de 36% nas vendas de chocolates.
“Em um setor competitivo como o supermercadista, sai na frente aquele que consegue negociar os melhores preços com os produtores, fornecedores e a indústria de modo geral. Essa capacidade de negociar, aliada ao mix de marcas e produtos disponíveis ao consumidor, reduz o impacto da inflação no bolso do consumidor”, avaliou, em nota, o presidente da Apas, Ronaldo dos Santos.
A entidade aponta, ainda, que as altas dos preços dos produtos mais consumidos na Páscoa – como bacalhau, chocolate, vinho, massa fresca e pescada – perderam força em comparação com o mesmo período do ano passado.
"Apesar da persistência da inflação, os preços para o grupo alimentação no domicílio têm apresentado trajetória mais estável do que o de alimentação fora do domicílio, o que sugere maior possibilidade de as comemorações da data acontecerem em casa", diz a entidade.
Pro consumidor
Revendedor autorizado de uma chocolataria de Gramado, o micro empresário Julio Cesar Rios Pereira, 48, vai instalar pela primeira vez, desde o início da pandemia, as nove lojas que normalmente abria nesta época do ano no estado.
— Temos duas lojas em Caxias e uma em Porto Alegre que são fixas, para essa Páscoa temos a expectativa de boas vendas e investimos pesado para isso. — ressalta
Para que o investimento tenha retorno, o setor cruza os dedos e espera que o cliente não se assuste com os cerca de 15% de aumento em relação ao ano passado. De acordo com Pereira, matérias primas como o cacau e o plástico, usado nas embalagens, tiveram seus preços reajustados e precisaram ser repassados ao consumidor.
— Muito cacau vem da África, e além de ter o preço determinado por dólar, por ser uma commodity, o valor do transporte marítimo contribuiu para encarecer a compra. A embalagem é importada da Índia e também deixou o produto final mais caro.
Nova Páscoa
Para o presidente da Associação Gaúcha de Supermercados (AGAS), Antônio Cesa Longo, a Páscoa é um evento com volumes cada vez menores, pois a indústria tem trabalhado com redução na cota de compras.
—A produção está limitada, a indústria sabe os custos e sabe dos prejuízos caso não venda, então temos cada vez menos oferta das marcas tradicionais, os mercados não conseguem mais comprar grandes quantidades, explica.
Por isso, Longo alerta os consumidores a se adiantarem caso queiram comprar seus chocolates preferidos. No supermercado Apollo, do qual é proprietário, as vendas começaram ainda antes do carnaval.
—É preciso despertar o cliente, ele precisa ser estimulado até pra organizar seu orçamento, e essa antecipação já nos garantiu 3% das vendas totais programadas para esse período.