Com a conclusão de alguns dos principais campeonatos estaduais, 61 clubes já garantiram presença na Copa do Brasil de 2024, a primeira após a CBF mudar os critérios de classificação, abolindo as vagas via ranking nacional e distribuindo ao todo 80 vagas nas competições locais. O que acabou deixando, pelo menos a princípio, alguns gigantes de fora.
As principais ausências vieram do Campeonato Paulista. Isso porque, mesmo com a competição distribuindo cinco vagas para a Copa do Brasil do próximo ano, São Paulo, Corinthians e Santos acabaram fora da zona de classificação.
Porém, há ainda outras formas do trio marcar presença na competição nacional no ano que vem. Isso porque, além das vagas distribuídas nas disputas estaduais, a Copa do Brasil também reserva oito a serem preenchidas pelos primeiros colocados do Campeonato Brasileiro, entre eles os clubes que se classificarem para a Libertadores de 2024.
Além disso, o campeão da atual edição da Copa do Brasil também garante vaga na edição do próximo ano. São Paulo, que nunca conquistou o torneio, Santos e Corinthians estão na terceira fase.
Via Libertadores e Sul-Americana, corintianos e são paulinos também podem se classificar. Mas também só em caso de título.
Se tudo der errado, São Paulo e Corinthians ainda podem entrar na próxima Copa do Brasil de forma indireta, sendo ajudados por Palmeiras e Bragantino. Para o Tricolor, 6º colocado no Paulista, basta que um dos dois termine o Brasileiro na zona de classificação para a Libertadores. O Corinthians, 7º no Estadual, herda a vaga se os dois forem para a competição sul-americana.
Ausências de peso também no Nordeste….
Outras camisas tradicionais também não conseguiram a classificação para a Copa do Brasil 2024 via estaduais.
Na Bahia, o Vitória - que ao lado do Atlético-MG é o clube com mais participações na competição (33) - está seriamente ameaçado de não disputar a edição do próximo ano.
Eliminado pela quinta vez seguida na primeira fase no Campeonato Baiano, o Rubro-negro só evitará a sua ausência em caso de título da Série B.
Isso porque, mesmo que o campeão Bahia termine nas primeiras posições do Brasileiro, a vaga a ser herdada pelo Campeonato Baiano será da semifinalista Juazeirense. Jacuipense e Itabuna foram os outros a conquistaram as vagas distribuídas no estadual.