Ambos nasceram em julho do ano 2000, estão com 22 anos, têm dezenas de milhões de seguidores nas redes sociais e são os símbolos de uma geração e de um confronto de peso. Real Madrid x Manchester City, pela semifinal da Champions, vai opor Vinicius Junior e Haaland, dois candidatos aos prêmios de melhor do mundo na temporada que reúnem o melhor do futebol: dribles e gols. Muitos gols.
Vini Jr. foi o oitavo colocado na última edição da Bola de Ouro, à frente de Haaland, o 10º colocado. Em gols e assistências, o brasileiro superou sua marca de 2021/22. Mas o norueguês se acostumou a quebrar recordes em seu primeiro ano no Manchester City e, até aqui, é um dos favoritos para as premiações individuais.
Na carreira e na temporada. Haaland é insuperável nos gols. Mas Vinicius tem mais títulos e é mais atuante em outros estágios da fase ofensiva em campo, como dribles e chances criadas. E faz seus gols e assistências.
Com 51 gols e oito assistências, Haaland participa de um gol a cada 61 minutos em média na temporada. Vini tem 22 gols e 19 passes, com média de uma participação a cada 106 minutos no Real Madrid.
O brasileiro, porém, tem 10 vezes mais dribles, quase três vezes mais chances criadas e sofreu sete vezes mais faltas que o norueguês. Estudo do Observatório de Futebol do Centro Internacional de Estudos de Esporte (CIES Football Observatory) aponta Vini Jr. como o melhor driblador jovem (sub-23) do mundo.
Melhores do mundo?
Como fazem aniversário em julho, Vinicius Junior e Haaland terão 23 anos nas próximas edições da Bola de Ouro e do Fifa The Best. Apenas três jogadores foram eleitos melhor do mundo com essa idade: Ronaldo (duas vezes no prêmio da Fifa), Lionel Messi (duas vezes) e Cristiano Ronaldo.
Para o técnico Pep Guardiola, seu camisa 9 está no mesmo caminho.
— Nós vivemos duas décadas incríveis com Cristiano Ronaldo e Lionel Messi como grandes artilheiros, e Haaland está nesse nível — disse o técnico do Manchester City.
Os mais de 50 gols na temporada podem deixar o atacante norueguês um degrau acima no favoritismo, mas um possível título da Champions mudaria o status de Vinicius Junior na temporada. O presidente do Real Madrid, Florentino Pérez, enaltece que jogadores com o estilo do brasileiro precisam ser exaltados.