A economia da Argentina contraiu 1,7% no segundo trimestre do ano sobre os três meses imediatamente anteriores, informou a agência de estatísticas do país na última quarta-feira (18), evidenciando um aprofundamento da recessão no país.
O Produto Interno Bruto (PIB) da Argentina também caiu 1,7% no comparativo anual, mais do que o 1,4% previsto por analistas.
Isso marca a quinta contração trimestral anualizada consecutiva da economia do país e o terceiro declínio trimestral em relação ao trimestre anterior.
O setor agrícola chave da Argentina liderou o crescimento, com um aumento de 81,2% em relação ao ano anterior, enquanto a pesca cresceu 41,3%. No entanto, a construção civil caiu 22,2%, a manufatura, 17,4% e a atividade varejista, 15,7%, informou o INDEC.
O consumo e o investimento privado também continuaram a cair, embora a Argentina tenha reduzido suas importações e aumentado suas exportações. Os serviços financeiros, o setor imobiliário e os hotéis e restaurantes também registraram queda na atividade.
A Argentina entrou em uma recessão técnica -- dois períodos consecutivos de contração do PIB na comparação trimestral -- no primeiro trimestre deste ano. Ela encerrou 2023 com uma contração de 1,6%.
O governo do presidente libertário Javier Milei, que promoveu uma dura política de austeridade que prejudicou a atividade econômica e aumentou a pobreza e o desemprego, afirma que as medidas de corte de custos são necessárias para controlar a inflação mais alta do mundo, que está acima de 250%, reconstruir suas reservas internacionais e reverter anos de profundos déficits fiscais.
Brasileiros estão abandonando o país com a explosão do custo de vida
A Argentina, sob o comando de Milei, enfrenta um rigoroso ajuste econômico. Herdando um país em recessão, com inflação descontrolada e dívida pública crescente, Milei implementou um corte abrangente de gastos públicos em uma tentativa de estabilizar a economia.
Desde que assumiu a Presidência, paralisou obras federais e interrompeu o repasse de verbas para as Províncias.
Posts Relacionados
Israel bombardeia zona humanitária em Gaza
Exército israelense afirma que alvo dos ataques em acampamento era um assessor do diretor de polícia do território
Deportação tem assustado famílias norte-americanas
Imigrantes que se casaram com americanos e tiveram filhos correm o risco de serem obrigados a deixarem o país durante o governo Trump
Renúncia de vice-premiê mergulha Canadá em crise
O primeiro-ministro, Justin Trudeau, se expôs a um momento de fragilidade a menos de um ano para as eleições canadenses
Milei promete reduzir 90% dos impostos federais em 2025
Ele prometeu uma série de reformas estruturais e falou sobre sua intenção de firmar um acordo de livre-comércio com os EUA
Terremoto devastador que é aguardado na Califórnia
Especialistas acreditam que fenômeno de alta intensidade chamado de Big One pode acontecer em algum momento no oeste dos EUA
Israel confirma morte de Hashem Safieddine
Possível sucessor de Nasrallah, chefe do Hezbollah, Safieddine comandava o conselho executivo do grupo extremista
Onda de bloqueios de rodovias se espalha na Bolívia
Morales está sendo investigado pelo Ministério Público por supostamente abusar de uma menor de idade em 2015, quando era presidente
EUA anunciam novas sanções contra Irã após ataque
Medida anunciada pelo Departamento do Tesouro americano amplia restrições aos setores petrolífero e petroquímico iranianos