Já aconteceu com muitos de nós. Ouvimos dizer que uma pessoa conhecida com menos de 40 anos foi diagnosticada com câncer, foi operada e passou por tratamentos complexos.
E provavelmente nos perguntamos por que isso está acontecendo com essa pessoa em uma idade tão jovem.
Pode não ser tão comum quanto em adultos com mais de 60 anos, mas pessoas entre 15 e 39 anos não estão isentas de risco e também podem desenvolver câncer.
De fato, acreditar que essa doença é "coisa de idosos" pode causar detecção tardia e prognóstico irreversível.
"Estamos longe de ter o nível adequado de conscientização e conhecimento público sobre o câncer em adultos jovens", adverte Daniel Stark, líder da Unidade de Oncologia de Adolescentes e Jovens Adultos no Reino Unido, à BBC News Mundo, o serviço em espanhol da BBC.
Os tipos de câncer mais comuns em adultos jovens
De acordo com vários especialistas e diferentes organizações de saúde pública consultadas pela BBC, alguns dos cânceres ou grupos de cânceres mais comuns entre 15 e 39 anos em todo o mundo são:
Tumor cerebral;
Câncer de mama;
Câncer do colo do útero;
Carcinomas: especialmente no sistema digestivo;
Câncer de testículos e ovários;
Câncer de tireoide;
Linfomas.
Como muitas mudanças morfológicas importantes ocorrem entre as idades de 15 e 39 anos, a incidência desses cânceres varia consideravelmente de acordo com a idade.
"Por exemplo, entre 29 e 39 anos, os carcinomas são muito mais comuns do que em idades anteriores", explica à BBC a Dra. Annalisa Trama, especialista do Instituto Nacional de Tumores de Milão, na Itália.
"Nas faixas etárias mais jovens, leucemias, linfomas, cânceres do sistema nervoso, sarcomas e tumores genitais são mais comuns", acrescenta Trama.
A incidência de câncer também varia de acordo com o sexo. As mulheres são mais propensas a desenvolver câncer de mama, tireóide, colo do útero e ovários.
"Enquanto nos homens os diagnósticos mais comuns são linfomas, câncer de testículo, leucemia e tireoide", afirma o especialista.
No caso da leucemia, é um câncer com maior incidência em mais jovens.
Quais são os mais perigosos?
Segundo o professor Stark, os tumores que representam o maior desafio para adolescentes e adultos jovens são os tumores cerebrais e os carcinomas, principalmente os localizados no aparelho digestivo.