Em dezembro, Thomas Bach deu o alerta. Nesta quinta-feira, uma reunião do Comitê Olímpico Internacional (COI) em Pequim formalizou o programa esportivo inicial das Olimpíadas de Los Angeles 2028 oficializando que boxe, levantamento de peso e pentatlo moderno estão, por enquanto, fora dos Jogos.
Ficaram de fora
No caso do boxe, a Aiba (boxe) segue suspensa pelo COI pelo menos até 2023. Para recuperar o status de entidade precisará mostrar transparência nos processos de liderança e finanças, além de integridade de julgamentos das lutas.
IWF (levantamento de peso) também precisa melhorar as práticas de governança e provar uma mudança radical de cultura em relação ao doping, reduzindo a incidência história de casos na modalidade e assegurando um processo robusto e independente de controle do uso de substâncias proibidas.
A UIPM (pentatlo) é pressionada para tornar o pentatlo mais atraente, seguro, acessível e com custo reduzido. O hipismo deverá dar lugar a um outro esporte – decisão que tem desagradado fortemente os atletas.
Na contramão deste trio, skate, surfe e escalada colhem os frutos da popularidade alcançada nos Jogos de Tóquio com a confirmação de que estão no programa inicial para Los Angeles 2028.