A 36ª edição da Copa do Brasil, o torneio mais democrático do país, deu seu pontapé inicial nesta terça-feira, com apenas duas partidas inaugurando a rodada. Um recorte simples do todo, é verdade: afinal, são 40 confrontos só fechando a primeira fase.
Dos estreantes aos velhos conhecidos, os grandes que ficaram a ver navios, as regiões que mais marcam presença, e muito mais.
Desfrutem, amigos!
No geral, são nove estreantes em 24: Água Santa, Amazonas, Audax-RJ, Capital-TO, Sampaio-RR, Itabuna-BA, Manauara-AM, Olaria-RJ e Petrolina. A maioria, com calendário nacional para disputar, excetuando dois: Sampaio e o Olaria.
Único pernambucano a debutar entre os demais, o Petrolina tem na Copa do Brasil a sua principal fonte financeira no ano, e não é para menos. Eliminada no Estadual, a Fera Sertaneja vive temporada de receita recorde muito em função de sua participação na Copa.
Os valores de premiação ajudam a explicar: só por jogar a primeira fase, o time - que enfrenta o Cascavel-PR em partida única e local ainda indefinido -, embolsará R$ 787,5 mil em cotas. Em caso de classificação, ganha R$ 945 mil.
Os debutantes
Água Santa (Série D)
Amazonas (Série B)
Audax-RJ (Série D)
Capital-TO (Série D)
Sampaio-RR (Sem divisão)
Itabuna-BA (Série D)
Manauara-AM (Série D)
Olaria-RJ (Sem divisão)
Petrolina (Série D)
Vocês por aqui de novo?
Se há os debutantes, há também os vovôs na parada: os clubes que mais na história estiveram no campeonato. E, no topo, Atlético-MG e Vitória lideram o ranking de participações, ambos com 35 cada (já considerando a participação de agora).
Quando o assunto é Copa do Brasil, é essa a dupla que pode bater no peito e dizer, à la CR7, “eu estou aqui”. Se seguem ao Galo e ao Rubro-negro, em sequência, o Bahia, rival do Vitória, Remo - eliminado na largada para o Porto Velho - e Vasco, com 33 participações.
Do Trio de Ferro em Pernambuco, é o Sport quem sai na frente no quesito, sendo o único nordestino a ter levado a taça de campeão. O Leão, inclusive, está garantido na Copa do Brasil de 2025. O Retrô, clube-empresa de Camaragibe, também representa o estado.