A trajetória vitoriosa do Flamengo nos últimos anos tem muitos fatores importantes. Talvez o mais decisivo deles seja a manutenção da maior parte das estrelas do time. Isso rende troféus - desde 2019 foram 11 - e outras marcas improváveis no futebol brasileiro. Na vitória sobre o Racing por 2 a 1, na quinta-feira, o elenco atual alcançou a marca de 501 gols pelo clube.
Coube ao jovem Wesley anotar o gol que fez o elenco chegar a 500 gols. Foi também o primeiro gol do lateral-direito com a camisa rubro-negra. O gol da vitória foi anotado por outro Garoto do Ninho, o meia Victor Hugo, que marcou pela quarta vez no time profissional.
Gabriel lidera a lista de artilheiros do clube na atualidade com 149, número que o coloca no top 10 histórico de goleadores do Rubro-Negro. É o oitavo no momento, com um gol a menos do que Bebeto. O que chama a atenção também é que Pedro, segundo do ranking atual, marcou mais vezes (93) do que qualquer jogador dos times da Série A por seus respectivos clubes.
Os 501 gols do elenco atual pelo Flamengo
Mais longevo do elenco atual do Flamengo, Everton Ribeiro chegou ao clube no meio de 2017. O camisa 7 ocupa a quinta posição entre os goleadores do plantel de Jorge Sampaoli, com 44 gols. O uruguaio Arrascaeta está um degrau acima, com 55 gols anotados pelo clube carioca. Recém-recuperado de grave lesão no joelho, Bruno Henrique é o terceiro colocado da lista, com 79.
A marca de 500 gols é uma novidade recente no plantel rubro-negro, mas longe de ser inédita no clube. Até porque Zico, maior artilheiro da história do Flamengo, anotou 508 vezes com essa camisa. O Galinho sozinho atingiu a marca na reta final de sua trajetória pelo time carioca.
O número 500 não foi alcançado no ano passado. Após a vitória por 7 a 1 sobre o Tolima, pelas oitavas de final da Libertadores, o elenco do Flamengo de 2022 chegou a 499 gols. No entanto, aquele foi o último jogo de Willian Arão pelo clube, o que retirou 35 gols da conta. Depois disso, houve também as saídas de Lázaro (8 gols), Gustavo Henrique (8 gols) e Vitinho (29 gols).
A aposentadoria de Diego, que fez 44 gols pelo Flamengo, e o fim de contrato de Rodinei (9 gols), também dificultaram o alcance da marca. No entanto, com o poderio ofensivo impressionante nos últimos anos, com direito até a uma goleada por 8 a 2 na Copa do Brasil, o número 500 foi atingido nesta temporada.