Três brasileiros, jogadores de futsal, estão presos em Kherson, uma cidade portuária de quase 300 mil habitantes no sul da Ucrânia, que a Rússia afirmou ter conquistado nesta quarta-feira.
Daniel Rosa, de 28 anos, mora há um ano e meio na cidade. Numa entrevista ao ge na manhã desta quarta-feira ele contou ter visto tanques e soldados perto de seu apartamento, no centro de Kherson. Nos últimos dias, têm sido constantes os estrondos de bombas e tiros.
– Apesar de ainda termos bastante coisa em casa, não sabemos quanto isso vai durar. Agora pela manhã, a gente desceu no mercado para ver se estava aberto. Nos deparamos com tanques de guerra e voltamos correndo para casa.
Daniel mora sozinho, mas faz uma semana que divide o apartamento com outros dois jogadores brasileiros – Ewerton Florêncio e Cláudio Garcia. Eles estão acompanhados de uma tradutora ucraniana.
Exatamente uma semana atrás, o ônibus do time que eles defendem, o Prodexim Kherson, voltava de uma viagem a Ivano-Frankivsk (cidade no Oeste da Ucrânia), quando souberam que a Rússia estava atacando a Ucrânia.
– Faltava uma hora para a gente chegar na cidade e começamos a ver o movimento de carros saindo da região. Todo mundo saindo da cidade e nós voltando. Procuramos nos informar e soubemos da invasão.
Depois de alguns dias de relativa tranquilidade – mercados abertos, era possível comprar mantimentos – os jogadores do time foram se esconder na casa do técnico, Dmitry Berbentsev, que tem um porão, um espécie de bunker.
Após algumas noites, os brasileiros voltaram para o apartamento de Daniel Rosa. Mas, desde a última terça-feira, estão sob a recomendação de não sair de casa. Para se ter ideia do nível de tensão, nem mesmo as luzes do apartamento eles podem acender durante a noite.
Na manhã desta quarta-feira, o prefeito da cidade – e também presidente do clube – Igor Kolykhaev publicou a seguinte mensagem no Facebook, dirigida aos cidadãos de Kherson:
– Ontem [terça-feira, dia 1 de março] à noite quando eu e minha equipe estávamos na prefeitura, o prédio foi atingido. Todos estão vivos. Mas te peço novamente: não saia de casa. Não provoque um tiroteio com suas ações e comportamento. Estamos numa situação muito difícil. Não precisamos complicar. Hoje vou trabalhar para encontrar uma saída para recolher os mortos, restaurar as ligações de energia, gás, água e aquecimento que foram danificadas. Mas já deixo avisado: realizar essas tarefas hoje significa fazer milagre. Estamos todos à espera de um milagre agora. É disto que precisamos.
Posts Relacionados
Courtois defende Mundial de Clubes, mas critica excesso de jogos no calendário
O novo Mundial de Clubes da Fifa, que será disputado entre junho e julho deste ano, ainda divide opiniões na Europa
Fifa The Best 2024: torcedores e capitães dão vitória a Vini Jr
O brasileiro foi o mais votado pelos torcedores e pelos capitães das seleções. Rodri foi o preferido dos treinadores e dos jornalistas
Ronaldo oficializa desejo de presidir a CBF: “Motivação é voltar com o respeito do futebol brasileiro”
Ex-jogador revela ter negociação para venda do Valladolid e diz que viajará pelo Brasil em campanha pelo apoio das federações
Copa do Mundo 2030 e 2034: Fifa anuncia sedes dos Mundiais
Espanha, Marrocos e Portugal sediam evento de 2030, que ainda terá jogos na Argentina, Paraguai e Uruguai; Copa de 2034 será na Arábia
Textor vê Botafogo no nível de times europeus: “Vamos tentar chutar o traseiro de alguém”
Nem a presença de dois clubes europeus na chave desanima o norte-americano, que reafirmou a confiança em uma boa campanha
Leila quer quatro reforços, patrocínio fechado e descarta Gabigol: “Palmeiras não é trampolim”
Presidente detalha planos caso vença eleição no domingo, quer levar time feminino para Barueri, diz que demitiria candidato da oposição
Fifa define estádios da Copa de 2022 como sedes do Intercontinental de Clubes
974 e Lusail, ambos em Doha, no Catar, receberão as três partidas finais da competição, que será realizada em dezembro
Vinicius Junior chega ao terceiro hat-trick da carreira após show contra o Borussia
Ele chegou a 24 gols em 59 partidas de Champions. Isso o coloca entre os sete maiores artilheiros do Real Madrid na competição