Lando Norris chegou a liderar o GP dos EUA, mas viu a vitória terminar mais uma vez nas mãos de Max Verstappen, já campeão da F1 2023. Tendo cruzado em terceiro no Circuito das Américas, o piloto da McLaren foi promovido à segunda posição após a desclassificação de Lewis Hamilton - excluído da prova, assim como Charles Leclerc, por irregularidades na prancha do assoalho. Ao término da prova, o jovem britânico opinou que a equipe de Woking já desperdiçou as principais chances de triunfar na temporada.
- Se acho que nossas principais chances já passaram? Eu diria que sim. Acho que o Catar foi a nossa melhor chance de vencer uma corrida, e eu perdi aquela. Não quero dizer não, não digo nunca. Acho que não há nenhum circuito de super alta velocidade restante, como Suzuka ou o Catar, que é onde somos fortes - disse Lando, acrescentando:
- Não acho que existam quaisquer boas (pistas) para nós por vir. Acho que as melhores já passaram. Quero ser esperançoso de que vamos conseguir bons resultados, e acho que ainda conseguimos brigar por pódios. Mas esses caras são velozes demais para mim.
Ao projetar as quatro etapas restantes na F1 2023, Norris reforçou uma dificuldade do MCL60, atual carro da McLaren: as curvas de baixa velocidade. Como ponto de atenção, Lando citou especificamente o Autódromo de Interlagos, palco do GP de São Paulo em 5 de novembro.
- Se você olha para as sobreposições do GPS e quão ruins nós somos nas (áreas de) baixa velocidade, não estou ansioso para o Brasil. Acho que lá vamos ser bem chocantes. Las Vegas e Abu Dhabi provavelmente serão as melhores.
Norris perdeu a liderança da prova para Verstappen pouco depois de travar a dianteira esquerda no hairpin da curva 11. Para o chefe de equipe Andrea Stella, o desempenho nesse ponto do circuito tornou-se indício de que o problema em curvas de baixa não será corrigido antes do fim da F1 2023.
- Frear na curva 11 e a tração na saída (da mesma curva) foram a fase mais problemática sob o ponto de vista da performance do carro. Não foi uma surpresa, tem a ver com as ondulações e com a frenagem e a tração em duas curvas de velocidade muito baixa. Já dissemos anteriormente que sabemos que o carro não vai bem (nessas circunstâncias). Foi abordado no desenvolvimento, mas não há como resolver isso nesta temporada - opinou o chefe da McLaren.