O Tribunal Arbitral do Esporte (TAS) indeferiu nesta sexta-feira o pedido da federação russa de futebol (RFU) para suspender as sanções impostas pela Fifa às equipes do país. Na terça-feira, o TAS havia adotado a mesma decisão para as sanções aplicadas pela Uefa a clubes e seleções russas.
A federação russa de futebol apelou junto ao TAS, no início da semana passada, contra as sanções da Uefa e da Fifa. Todos os times de clubes e as equipes nacionais estão suspensas dos torneios continentais. Com isso, a Rússia está 100% fora das eliminatórias europeias para a Copa do Mundo — a menos que a Guerra na Ucrânia seja interrompida.
O Tribunal Arbitral do Esporte informou ainda que o processo arbitral está em andamento, e que um painel será constituído, para que as partes possam submeter documentos. Não foi definida data de audições.
A Rússia disputaria um jogo pela repescagem das eliminatórias no dia 24 de março, contra a Polônia – que se recusava a enfrentar a Rússia em qualquer circunstância. No entanto, ficou decidido que a equipe polonesa está classificada para a próxima etapa.
DFB rejeita atletas vindo da Ucrânia
A federação de futebol da Alemanha (DFB) anunciou nesta sexta-feira que não será permitida aos clubes a inscrição em suas competições de jogadores oriundos da Ucrânia ou da Rússia, apesar da Fifa ter aberto uma situação excepcional por causa da guerra.
De acordo com a DFB, a negativa tem como objetivo "preservar a integridade das competições". Os atletas até poderão ser contratados, mas só poderão disputar amistosos não-oficiais e participar de treinos.
Rússia apela ao Tribunal Arbitral do Esporte contra banimentos
A federação de futebol da Rússia (RFU) entrou na terça-feira com um pedido no Tribunal Arbitral do Esporte (TAS) contra os banimentos recebidos por seus clubes e seleções em competições internacionais. O apelo é que todas essas equipes sejam reintegradas nos respectivos torneios em que estavam antes das suspensões.
A Rússia disputaria uma partida pela repescagem das Eliminatórias para a Copa no dia 24 de março, contra a Polônia – que se recusava a participar do jogo e enfrentar a Rússia em qualquer circunstância.