Agora está no papel: a Uefa aprovou nesta terça-feira a mudança no formato da Liga dos Campeões a partir da temporada 2024/25, definindo o critério para a distribuição das vagas adicionais da competição, que passará a ter 36 equipes em sua fase inicial (fase da liga), e não mais 32 - o coeficiente de clubes não será usado para esta divisão. Além disso, ficou decidido que cada equipe disputará oito partidas na fase inicial, e não 10, como pensado inicialmente. As mudanças valem apenas a partir da temporada 2024/25.
Em vez de utilizar o tradicional critério de seu ranking de federações ou o coeficiente de clubes, a Uefa resolveu fazer a distribuição de vagas de forma distinta. Apenas uma delas irá de forma garantida para uma das federações no Top 5 do ranking da entidade: o terceiro colocado na liga que tenha quinto maior coeficiente. Caso o critério fosse válido para a próxima temporada, esta vaga iria para o Campeonato Francês.
Uma das vagas será reservada para uma equipe vinda dos playoffs, através do chamado "Caminho dos Campeões", que só opõe clubes campeões nacionais em suas respectivas federações - passarão a ser cinco lugares para este lado da pré-Champions.
As outras duas vagas serão definidas de acordo com o desempenho de cada federação na temporada anterior na Liga dos Campeões. Os dois países cujo clubes tenham a melhor média de pontos por jogo ficarão com os lugares a mais. Caso o critério fosse válido para a próxima temporada, essas vagas iriam para o Campeonato Inglês e o Campeonato Holandês.
Os quatro lugares a mais na fase que substituirá a de grupos serão divididos da seguinte forma:
Uma vaga para o terceiro colocado na liga da federação que esteja na quinta posição do ranking da Uefa (atualmente, o Campeonato Francês);
Uma vaga para um campeão nacional que venha da fase de playoffs, do "Caminho dos Campeões" (que passa a classificar cinco clubes para a fase inicial);
Uma vaga para a federação cujo clubes tenham a melhor média de pontos por jogos na edição anterior da Champions (na temporada atual, a Inglaterra);
Uma vaga para a federação cujo clubes tenham a melhor média de pontos por jogos na edição anterior da Champions (na temporada atual, a Holanda).
A Uefa modificou seu plano de que cada clube disputaria 10 partidas na fase da liga - agora, serão oito jogos para cada equipe antes do mata-mata. Todas as partidas serão disputadas ao longo de 10 semanas.