Você está em:

Agência nuclear da Ucrânia diz que aumentou a radiação em Chernobyl

Para especialistas, importância da usina se deve ao fato de haver ainda material nuclear que pode ser sado para uma ambição belicista
Picture of Amanda Omura

Amanda Omura

A agência nuclear ucraniana afirmou que registrou um aumento nos níveis de radiação em Chernobyl. Os russos tomaram a região onde funcionava a usina nuclear até a década de 1980.

Os especialistas da agência nuclear disseram, no entanto, que os níveis de radiação não são críticos no momento, mas que estão sendo monitorados.

Não foram fornecidos os números da radiação. As alterações são resultado da movimentação de equipamentos militares pesados, que levantam poeira do chão.

Os russos afirmam que o nível de radiação é normal.

A Rússia vai mandar paraquedistas para garantir a posse de Chernobyl e a segurança do local onde funcionava a antiga usina nuclear, disse um porta-voz do Ministério da Defesa russo.

O exército russo destruiu 118 locais onde havia infraestrutura militar ucraniana, de acordo com dados do ministério russo.

Por que Chernobyl é importante na guerra
Mesmo sem estar funcionando, a região da usina foi invadida por militares russos. Para especialistas, a importância da usina se deve ao fato de haver ainda material nuclear que pode ser sado para uma ambição belicista.

Apesar da Ucrânia ter tido um dos maiores arsenais nucleares do mundo, o documento chamado Memorando de Budapeste permitiu que o país abrisse mão de bombas nucleares, com a condição de que Estados Unidos, Rússia e Reino Unido não atacariam suas fronteiras.

Para o conselheiro do gabinete presidencial da Ucrânia, Mykhailo Podolyak, “É impossível dizer se a usina nuclear de Chernobyl está segura após um ataque totalmente sem sentido dos russos”.

Chernobyl foi a primeira usina nuclear da Ucrânia, construída no ano de 1972, com quatro reatores nucleares do tipo RBMK. Na época, o país era um dos territórios vinculados à antiga União Soviética. Sua localização fica a cerca de 120 km de Kiev, capital do país.

Especialistas apontam que o acidente nuclear envolvendo a usina foi um dos motivos que levou ao aprofundamento da crise econômica na União Soviética. Mas mesmo após o fim do bloco socialista, Chernobyl ficou ativada até o ano de 2015.

Posts Relacionados

Israel anuncia novo pacote de ajuda militar dos EUA

Israel anuncia novo pacote de ajuda militar dos EUA

o presidente da Autoridade Palestina, Mahmoud Abbas, pediu à comunidade internacional que pare de enviar armas a Israel

França e EUA trabalham em plano de cessar-fogo

França e EUA trabalham em plano de cessar-fogo

No Conselho de Segurança da ONU, chanceler francês disse que Líbano pode atingir ponto de não retorno em caso de uma guerra

Economia encolhe mais do que o esperado na Argentina

Economia encolhe mais do que o esperado na Argentina

O governo de Javier Milei afirma que as medidas de corte de custos são necessárias para controlar a inflação mais alta do mundo

Pagers: Hezbollah usa aparelho da década de 1990

Pagers: Hezbollah usa aparelho da década de 1990

Dispositivos de membros do grupo extremista explodiram nesta terça (17), deixando mortos e ferindo centenas de pessoas

Trump não chegou a entrar na mira de suspeito

Trump não chegou a entrar na mira de suspeito

Rowe também confirmou em coletiva que o suspeito não realizou disparos e fugiu do local assim que foi avistado

Câmara dos deputados do México aprova reforma

Câmara aprovou uma reforma judicial que institui o voto direto para cargos do Judiciário no país. O projeto segue agora para o Senado

Ataque da Rússia à Ucrânia deixa 6 mortos

Ataque da Rússia à Ucrânia deixa 6 mortos

55 pessoas também ficaram feridas. Em post, Zelensky apelou a aliados para que o país seja autorizado a usar armas de longo alcance

Macron se recusa a nomear governo de esquerda

Macron se recusa a nomear governo de esquerda

Presidente francês afirmou que plano de governo da esquerda seria 'censurado' na Assembleia e defendeu estabilidade institucional

pt_BRPortuguese