Voltar ao Início

Você está em:

Desodorante natural ou antitranspirante: qual é mais saudável?

Nos últimos anos, tem crescido no mercado a oferta de desodorantes naturais que prometem ser menos agressivos na pele
Picture of Amanda Omura

Amanda Omura

Para a maioria das pessoas, a rotina diária de higiene pessoal inclui o uso de desodorantes ou antitranspirantes, para evitar odores desagradáveis causados pela transpiração.

Se você utiliza esses produtos, é bem possível que já tenha ouvido falar que eles podem ser prejudiciais à saúde, pela quantidade de alumínio que contêm e por bloquearem os poros.

Nos últimos anos, tem crescido no mercado a oferta de desodorantes naturais que prometem ser menos agressivos na pele, sem álcool ou alumínio — substância supostamente ligada a doenças como o câncer de mama.

Esses produtos são muito mais caros, e o preço pode ser três ou quatro vezes superior ao de um desodorante ou antitranspirante tradicional.

Impacto na saúde
Para evitar o mau odor, geralmente podemos utilizar três tipos de produtos: desodorantes, antitranspirantes e desodorantes naturais.

Os desodorantes reduzem o odor matando bactérias ou mascarando o odor que geram, mas não têm impacto na quantidade de suor que uma pessoa produz.

Os naturais, que se apresentam como a opção mais saudável, costumam ser feitos a partir de uma "mistura de produtos antibacterianos naturais (como extrato de sálvia ou derivados de zinco) com ingredientes absorventes de suor (vários tipos de amidos) e bicarbonato de sódio", explica Olioso.

Ao contrário destes últimos, os antitranspirantes – predominantemente baseados em compostos de alumínio – formam uma cobertura temporária nos canais de suor e interrompem o seu fluxo para a superfície da pele.

Bloquear os poros das axilas pode ser prejudicial? E isso tem um efeito negativo na nossa saúde?

"Se pensarmos na quantidade de glândulas sudoríparas que temos, as das axilas representam apenas entre 1% e 2% do total. Portanto, bloquear esses poros com alumínio não terá efeito prejudicial no suor que você produz", diz Sheraz.
"Se você precisar se refrescar, você se refrescará porque seu corpo tem muitas outras glândulas sudoríparas para fazer isso."

Quanto ao alumínio, embora existam alguns estudos que no passado associaram o produto a certas condições médicas, como câncer da mama ou demência, Sheraz diz: "se olharmos para todos esses estudos, veremos que não há provas conclusivas de que o alumínio causa nenhuma (dessas condições)".

O alumínio foi desenvolvido como antitranspirante no início do século 20, ou seja, está em uso há mais de cem anos. Um eventual efeito nocivo já teria sido comprovado em estudos, argumenta Sheraz.

Forma correta
A melhor forma de usar um produto que contenha alumínio é garantir que as axilas estejam completamente secas.

Se estiverem molhadas, o cloreto de alumínio reagirá com a água e produzirá ácido clorídrico que irritará a pele.

Posts Relacionados

G7: líderes de países racham sobre aborto

G7: líderes de países racham sobre aborto

Apoio financeiro à Ucrânia é o principal tema do encontro, na Itália, que tem presença do presidente ucraniano Volodymyr Zelensky

Acordo autoriza entrada da Ucrânia na Otan

Acordo autoriza entrada da Ucrânia na Otan

Zelensky tem planos para que a Ucrânia entre na Otan já faz tempo, mas com a guerra, perdeu apoio dos países que compõem o grupo

Por que Macron pode dissolver o Parlamento na França?

Por que Macron pode dissolver o Parlamento na França?

A medida ocorreu depois da derrota do partido de Emmanuel Macron para de Le Pen nas eleições do Parlamento Europeu

Temos mais armas nucleares que a Europa toda, diz Putin

Temos mais armas nucleares que a Europa toda, diz Putin

Presidente russo afirmou também estar certo de sua vitória na guerra da Ucrânia, mas disse estar aberto a negociações de paz

Eleições no Parlamento Europeu começam

Eleições no Parlamento Europeu começam

A eleição para o Parlamento Europeu é a segunda maior votação do mundo. Espera-se que a participação neste ano seja a maior da história

Biden tenta reforçar aliança com europeus

Biden tenta reforçar aliança com europeus

Presidente dos EUA chegou a Paris para participar das celebrações pelos 80 anos do Dia D. Ele se reunirá com o rei Charles III

Claudia Sheinbaum influencia eleições dos EUA

Claudia Sheinbaum influencia eleições dos EUA

Presidente eleita assumirá o cargo um mês antes do pleito americano. Biden e Trump duelam para controlar a narrativa sobre migrantes

África do Sul tem eleições mais acirradas

África do Sul tem eleições mais acirradas

Serão eleitos 400 deputados nomeados proporcionalmente, indicados por 50 partidos. O novo Parlamento nomeará o próximo presidente

pt_BRPortuguese