Autoridades policiais disseram que estão se preparando para eventuais distúrbios relacionados a um possível indiciamento do ex-presidente Donald Trump, que pode ser acusado criminalmente em Nova York ainda nesta semana.
Em lolcalidades como Nova York, Atlanta e Palm Beach, na Flórida, as autoridades estão fazendo seu planejamento para responder a manifestações depois que Trump convocou protestos no fim de semana para se opor ao que ele mesmo chamou de sua prisão iminente.
A imprensa americana aponta que os promotores de Manhattan estão avaliando acusar Trump de falsificação de registros comerciais relacionada a um pagamento clandestino que seu advogado fez à atriz pornô Stormy Daniels em 2016 para que ela não falasse a respeito de um suposto caso extraconjugal que mantinham.
A Justiça de Nova York tenta esclarecer se Trump é culpado de falso testemunho, uma infração, ou de violar a lei sobre financiamento eleitoral, um delito penal.
Com isso, Trump se tornaria o primeiro ex-presidente acusado de um crime. Ele nega qualquer irregularidade e atacou a investigação dizendo que é politicamente motivada.
Um grande júri está examinando a questão, mas nenhuma decisão foi anunciada e ainda não se sabe quando ou se esse comitê irá indiciar Trump.
Apenas alguns poucos simpatizantes do ex-presidente se manifestaram nesta segunda diante do tribunal de Manhattan, onde um grande júri analisa a investigação realizada pelo promotor distrital Alvin Bragg.
Trump afirmou no sábado, por meio de sua rede social Truth Social, que seria "detido" na terça-feira, o que representaria um golpe em sua pré-campanha para tentar uma nova candidatura à Presidência americana em 2024.
"Estamos operando com vazamentos, estamos operando com informação limitada, mas está claro que eles veem o presidente Donald Trump como uma ameaça", disse Gavin Wax, presidente da juventude republicana de Nova York, que convocou o protesto.