O Reino Unido tem agora um feriado prolongado de quatro dias (de 2 a 5 de junho) como parte das comemorações do jubileu de platina da rainha.
Em fevereiro, Elizabeth II se tornou a monarca britânica com mais tempo de reinado, e a primeira a alcançar 70 anos no trono.
A rainha é a chefe de Estado do Reino Unido desde 1952, quando seu pai, o rei George 6°, morreu. É também chefe de Estado de outros 15 países (Reino Unido e outras 14 nações) da Commonwealth (a Comunidade Britânica, que reúne antigas colônias).
O que é o jubileu da rainha?
A rainha nasceu em 21 de abril de 1926, mas ela comemora dois aniversários todos os anos — o segundo é o dia das comemorações oficiais e geralmente é celebrado no segundo sábado de junho.
Esta tradição começou com seu bisavô Edward 7º (que nasceu em novembro, durante o outono no hemisfério norte), como uma forma de garantir que o clima estivesse bom para uma celebração pública.
O jubileu marca um aniversário especial no reinado de um monarca. Este ano será o quarto jubileu da rainha — ela celebrou seu jubileu de prata em 1977, de ouro em 2002 e de diamante em 2012.
Quando a rainha foi coroada e o que acontece na coroação?
Quando um monarca morre, o herdeiro imediatamente se torna rei ou rainha. A coroação é a cerimônia em que o monarca é formalmente coroado — e acontece após um período de luto pelo soberano anterior.
Elizabeth II foi coroada em 2 de junho de 1953. Sua coroação foi a primeira a ser transmitida ao vivo pela TV. Mais de 20 milhões de pessoas assistiram.
Os elementos centrais da cerimônia praticamente não mudaram por centenas de anos. A coroação é realizada pelo arcebispo de Canterbury. O monarca é abençoado com "óleo sagrado", recebe o orbe e o cetro — que são símbolos da realeza — e é coroado com a Coroa de St Edward, peça central das Joias da Coroa.