A governadora de Nova York, Kathy Hochul, anunciou que o uso de máscaras em lugares abertos deixará de ser obrigatório no estado. A medida não vale para escolas.
O estado americano mantém a obrigatoriedade do equipamento de proteção em todos os lugares desde dezembro, em resposta ao aumento no número de infecções provocado pela variante ômicron.
A medida que obriga o uso de máscaras ao ar livre e em muitos lugares públicos, como mercados, e shoppings caduca nesta quinta-feira (10) e não será renovada.
“Com casos e hospitalizações em queda, nos sentimos à vontade para suspender as restrições a partir de amanhã”, disse Hochul em um pronunciamento na sede do governo estadual.
"Esta luta não acabou, não vamos nos render. Esse não é o fim”, disse a democrata. "Mas, novamente, as tendências são muito, muito positivas.”
Há excessões. Segundo o governo, abrigos, hospitais, clínicas e escolas continuarão a exigir o uso de máscaras de proteção contra a Covid-19.
Bares, restaurantes e outros estabelecimentos comerciais terão autonomia para decidir sobre o uso do equipamento de proteção para clientes e funcionários.
Os Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) mantém a recomendação de uso universal de máscaras nas escolas.
Segundo a agência de notícias Associated Press, na segunda-feira (7) de 5 mil pessoas foram internadas por complicações da Covid-19 em todo o estado de Nova York.
Apesar de alto – o dobro do registrado no fim do ano passado –, o número é menos da metade do pico de 11 de janeiro, quando 12,7 mil pacientes acabaram internados em apenas um dia.
Posts Relacionados
Acidente entre avião e helicóptero é o mais letal dos EUA
Um jato da American Airlines com 64 pessoas a bordo colidiu com um helicóptero militar enquanto se preparava para pousar
Argentina vai reforçar barreiras na fronteira com o Brasil
País havia já anunciado intenção de construir alambrado na fronteira com a Bolívia, citando preocupações com o contrabando
Poluição do ar em Bangkok fecha mais de 350 escolas
Presença de micropartículas de poluição na capital tailandesa excede em sete vezes o máximo recomendado pela OMS
Human Rights Watch pede que Brasil ‘lidere a COP 30’
Capítulo dedicado ao Brasil no relatório cita problemas como abuso policial e ataques à imprensa – e reconhece avanço em outras áreas
Yoon Suk Yeol, presidente da Coreia do Sul, é preso
Ainda em dezembro, o Congresso aprovou a abertura de um processo de impeachment contra Yoon. Desde então, ele está afastado
Mistura para apagar fogo cria cenários cor-de-rosa
O objetivo do elemento é retardar o avanço das chamas, que já provocaram mais de 20 mortes e destruíram centenas de casas
Israel bombardeia zona humanitária em Gaza
Exército israelense afirma que alvo dos ataques em acampamento era um assessor do diretor de polícia do território
Deportação tem assustado famílias norte-americanas
Imigrantes que se casaram com americanos e tiveram filhos correm o risco de serem obrigados a deixarem o país durante o governo Trump