A Rússia vai enviar seis navios de guerra para o Mar Negro para exercícios navais, anunciou nesta terça-feira (8) o Ministério da Defesa do país, segundo a agência de notícias Inferfax.
Toda a costa da Ucrânia está voltada para o Mar Negro — inclusive a Crimeia, região que a Rússia invadiu e tomou dos ucranianos em 2014. Ao norte do país está Belarus e ao leste, a Rússia.
O anúncio é feito um dia após o ministro da Defesa ucraniano, Oleksii Reznikov, anunciar que o país vai realizar dez dias de exercícios militares, com drones e mísseis antitanque, em resposta às atividades das tropas russas em Belarus.
Também nesta terça, soldados americanos começaram a desembarcar na Romênia, país que é o membro da Otan mais próximo da área de tensão, faz fronteira com a Ucrânia e tem saída para o Mar Negro.
Ucrânia anuncia exercícios militares
Os navios russos devem passar pelo estreito da Turquia até o Mar Negro até amanhã. Ao menos um navio de guerra, o Minsk, já foi visto passando pela cidade turca de Canakkale nesta terça.
Além do Minsk, o Korolev e o Kaliningrado também devem navegar pelo Estreito de Bósforo hoje, enquanto o Pyotr Morgunov, o Georgy Pobedonosets e o Olenegorsky Gornyak devem passar na quarta-feira (9).
A Turquia, que tem fronteira marítima com a Ucrânia e a Rússia no Mar Negro e faz parte da Otan, disse que qualquer conflito militar seria inaceitável (legalmente, o país pode fechar o Estreito de Bósforo em caso de ataque).
Exercícios militares
O Ministério da Defesa russo afirmou que o movimento já estava pré-planejado, segundo a Interfax. No mês passado, o país anunciou que sua Marinha realizaria um amplo conjunto de exercícios em janeiro e fevereiro, envolvendo todas as suas frotas, do Oceano Pacífico ao Atlântico.