Você está em:

Rússia prepara desfile militar em Mariupol para 9 de maio

Evento seria realizado no Dia da Vitória sobre Alemanha nazista. Principais avenidas da cidade estariam tendo escombros e corpos removidos
Picture of Amanda Omura

Amanda Omura

A Rússia prepara um desfile militar na cidade ucraniana de Mariupol , sitiada há semanas, para 9 de maio, dia em que é lembrada sua vitória sobre a Alemanha nazista, segundo fontes dos serviços de inteligência ucranianos nesta quarta-feira (4).
Segundo essas fontes, o vice-diretor da administração presidencial russa, Sergueï Kirienko, chegou em Mariupol para preparar este desfile.
"A missão principal do responsável de Putin é preparar as celebrações de 9 de maio", explicou um comunicado no Telegram desses serviços de inteligência, o GUR.

Mariupol, uma cidade portuária, "se tornará um centro de celebrações", diz o comunicado. "As principais avenidas da cidade estão sendo limpas com urgência, os escombros e os corpos removidos, assim como as munições que não explodiram", acrescenta o texto.
Os telespectadores russos poderão ver "a alegria" dos moradores de Mariupol quando virem os russos chegando à sua cidade, acrescentou. O feriado de 9 de maio sempre é celebrado com um grande desfile na Praça Vermelha de Moscou.
De acordo com o GUR, "uma campanha de propaganda em larga escala está em andamento" entre a população da cidade, que agora está entre 100.000 e 120.000 pessoas e era de meio milhão antes da guerra.

O ministro russo da Defesa, respondendo a uma pergunta sobre os preparativos para 9 de maio, não mencionou a possibilidade de um desfile em Mariupol.
"Este ano, os desfiles militares serão celebrados em 28 cidades russas", disse, detalhando que "cerca de 65 mil pessoas, 2.400 tipos de armamento e equipamentos militares e mais de 460 aviões serão mobilizados".

Mariupol está praticamente sob controle do exército russo. Apenas o grande complexo industrial Azovstal, onde estão entrincheirados os últimos combatentes ucranianos e civis, escapa do controle militar de Moscou.
Na terça-feira, um comandante ucraniano do batalhão Azov, que defende esta siderúrgica, disse que tropas russas lançaram um ataque à fábrica industrial, informação que Moscou negou nesta quarta-feira.

Posts Relacionados

Mistura para apagar fogo cria cenários cor-de-rosa

Mistura para apagar fogo cria cenários cor-de-rosa

O objetivo do elemento é retardar o avanço das chamas, que já provocaram mais de 20 mortes e destruíram centenas de casas

Israel bombardeia zona humanitária em Gaza

Israel bombardeia zona humanitária em Gaza

Exército israelense afirma que alvo dos ataques em acampamento era um assessor do diretor de polícia do território

Deportação tem assustado famílias norte-americanas

Deportação tem assustado famílias norte-americanas

Imigrantes que se casaram com americanos e tiveram filhos correm o risco de serem obrigados a deixarem o país durante o governo Trump

Renúncia de vice-premiê mergulha Canadá em crise

Renúncia de vice-premiê mergulha Canadá em crise

O primeiro-ministro, Justin Trudeau, se expôs a um momento de fragilidade a menos de um ano para as eleições canadenses

Milei promete reduzir 90% dos impostos federais em 2025

Milei promete reduzir 90% dos impostos federais em 2025

Ele prometeu uma série de reformas estruturais e falou sobre sua intenção de firmar um acordo de livre-comércio com os EUA

Terremoto devastador que é aguardado na Califórnia

Terremoto devastador que é aguardado na Califórnia

Especialistas acreditam que fenômeno de alta intensidade chamado de Big One pode acontecer em algum momento no oeste dos EUA

Israel confirma morte de Hashem Safieddine

Israel confirma morte de Hashem Safieddine

Possível sucessor de Nasrallah, chefe do Hezbollah, Safieddine comandava o conselho executivo do grupo extremista

Onda de bloqueios de rodovias se espalha na Bolívia

Onda de bloqueios de rodovias se espalha na Bolívia

Morales está sendo investigado pelo Ministério Público por supostamente abusar de uma menor de idade em 2015, quando era presidente

pt_BRPortuguese