A Alemanha aprovou nesta quarta-feira (25) o envio de tanques de guerra do modelo Leopard 2 para a Ucrânia. A data para a chegada da remessa de armas ainda não foi divulgada, mas é esperado que o veículo blindado possa ser um diferencial para o sucesso de Kiev na reconquista de territórios hoje dominados pela Rússia.
Considerado "o principal tanque de batalha do mundo", o Leopard 2 pesa 55 toneladas e atinge 68 km/h.
Apesar de moderno ele precisa de treinamento para usar, o que pode prejudicar os ucranianos a curto prazo
Modelos Leopard 2 devem substituir tanques da época soviética na Ucrânia.
Ucrânia pede 300 tanques. Alemanha ainda não definiu quantidade de veículos que enviará.
O que é o Leopard 2?
O alemão Krauss-Maffei Wegmann, fabricante do Leopard 2, o apresenta como “o principal tanque de batalha do mundo” que por quase meio século combinou aspectos de poder de fogo, proteção, velocidade e manobrabilidade, tornando-o adaptável a muitos tipos de combate e situações.
O tanque de 55 toneladas tem uma tripulação de quatro pessoas e um alcance de cerca de 500 quilômetros e velocidades máximas de cerca de 68 km/h. Agora com quatro variantes principais, sua versão mais antiga entrou em serviço pela primeira vez em 1979. Sua arma principal é um canhão de cano liso de 120 mm e possui um sistema de controle de tiro totalmente digital.
O que isso vai mudar na guerra?
Yohann Michel, analista de pesquisa para assuntos militares e de defesa no Instituto Internacional de Estudos Estratégicos, disse que esses tanques podem permitir que a Ucrânia parta para a ofensiva no conflito de 11 meses que está parado há meses após duas contra-ofensivas ucranianas importantes que recapturaram áreas ocupadas por forças russas por meses no nordeste e no sul.
“Neste tipo de conflito, simplesmente não é possível realizar ofensivas em larga escala sem toda a variedade de equipamentos blindados de combate e veículos blindados, e os tanques fazem parte disso”, disse ele. Além dos tanques principais de batalha, ou MBTs, como o Leopard 2, outros incluem veículos de combate de infantaria e veículos blindados.