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Por que beber muita água todo dia não ajuda a emagrecer

Embora cientificamente possa ser possível, o aumento real nas calorias queimadas quando se bebe água é minúsculo
Amanda Omura

Amanda Omura

É bem comum as pessoas dizerem que, se você está tentando perder peso, uma das coisas que deve fazer é beber bastante água todos os dias – com algumas postagens na internet sugerindo que a quantidade deve chegar a 4,5 litros. A alegação é que a água ajuda a queimar calorias e reduzir o apetite, o que por sua vez leva à perda de peso.

Mas, apesar de todo mundo desejar que seja possível perder peso de forma fácil, infelizmente há poucas evidências para apoiar essas afirmações sobre a água.

Mito 1: a água ajuda a queimar calorias
Um pequeno estudo, com 14 jovens adultos, descobriu que beber 500 ml de água aumentou o gasto energético em repouso (a quantidade de calorias que nosso corpo queima antes do exercício) em cerca de 24%.

Embora possa parecer ótimo, esse efeito durou apenas uma hora. E isso na verdade não faz uma grande diferença. Para um adulto médio de 70kg, para cada 500ml de água que ele bebesse, teria um consumo a mais de apenas 20 calorias — um quarto de uma bolacha.

Outro estudo realizado com oito adultos jovens só observou um aumento no gasto energético quando a água estava fria – relatando um aumento muito modesto de 4% nas calorias queimadas. Isso pode ocorrer porque o corpo precisa usar mais energia para levar a água à temperatura corporal ou porque requer mais energia para o corpo filtrar o aumento do volume de líquido através dos rins. E, novamente, esse efeito só foi observado por cerca de uma hora.

Portanto, embora cientificamente possa ser possível, o aumento real nas calorias queimadas é minúsculo. Por exemplo, mesmo que você bebesse 1,5 litros a mais de água por dia, queimaria de forma adicional menos calorias do que há em uma fatia de pão.

Também é importante notar que todas essas pesquisas foram realizadas em adultos jovens e saudáveis. São necessárias mais pesquisas para verificar se este efeito também é observado em outros grupos (como adultos de meia-idade e idosos).

Mito 2: água nas refeições reduz o apetite
Esta afirmação parece novamente sensata, porque na medida em que se o seu estômago estiver pelo menos parcialmente cheio de água, vai haver menos espaço para comida – então você acabaria comendo menos.

Vários estudos comprovam isso, especialmente aqueles realizados em adultos de meia-idade e mais velhos. É também uma razão pela qual as pessoas que não estão bem ou têm pouco apetite são aconselhadas a não beber antes de comer, pois isso pode levar a uma alimentação insuficiente.

Mas para as pessoas que procuram perder peso, a ciência é um pouco menos direta.
Um estudo mostrou que adultos de meia-idade e mais velhos perderam 2 kg num período de 12 semanas quando beberam água antes das refeições, em comparação com pessoas que não beberam água durante as refeições. Os participantes mais jovens (21-35 anos), por outro lado, não perderam peso, independentemente de beberem água antes da refeição ou não.

Água não é suficiente
Portanto, embora possa haver alguns efeitos da água que diminuam o apetite, aparentemente isso pode não resultar em mudanças de peso a longo prazo - algo que pode ser possivelmente alcançado com mudanças conscientes na dieta.

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