Voltar ao Início

Você está em:

Por que Nova York está ‘esvaziando’?

A ilha de Manhattan é condado americano que viu o maior número de pessoas buscando casas e apartamentos em outras cidades
Amanda Omura

Amanda Omura

A ilha de Manhattan é o condado do país que viu o maior número de seus moradores buscando casas e apartamentos em outras cidades ou Estados. Duzentas mil ao todo, desde março de 2020.

Outros dois condados de Nova York, Queens e Brooklyn, também registraram a partida de muitos moradores. Foram 51 mil no Queens e outros 88 mil no Brooklyn.

O professor da Escola de Negócios da Universidade de Columbia Stijn Van Nieuwerburgh pesquisa Mercado Imobiliário e Finanças e está preocupado com o futuro da cidade que escolheu para morar em 2003.

Ele torce por Nova York mas acha que as autoridades precisam tomar providências urgentes para evitar que a cidade entre em um ciclo vicioso com menos arrecadação, população cada vez menor, empresas se mudando e os serviços cada vez mais precários. "Foi o que aconteceu nos anos 70", lembra.

Segundo levantamento da organização Partnership for New York City, o trabalho remoto, ao menos durante parte da semana, veio para ficar. Em outubro de 2021, 54% dos funcionários de escritório da cidade estavam trabalhando de casa. Apenas 8% iam todos os dias ao trabalho em escritórios e outras instalações.

Em abril de 2022, eram 28% trabalhando remotamente, mas o modelo híbrido se popularizou e a quantidade dos que trabalharam do escritório todos os dias se manteve em apenas 8%.

No último levantamento, de setembro passado, 16% ainda trabalhavam de casa o tempo todo e apenas 9% por cento iam todos os dias para o trabalho. Por isso, muitos escritórios estão vazios.

Basta dar uma caminhada pela rua 57, entre a Quinta e a Sexta Avenidas para entender o que está acontecendo. Essa área que tinha um dos metros quadrados comerciais mais caros da cidade tem, agora, várias lojas fechadas e prédios de escritório completamente vazios, com anúncios de "aluga-se".

Uma das propostas da comissão é converter esses escritórios em residências. O professor Nieuwerburgh acredita que a ideia é boa e barata. Basta mudar a lei do zoneamento.

Posts Relacionados

Terremoto de 4,8 de magnitude atinge Nova York

Terremoto de 4,8 de magnitude atinge Nova York

A profundidade do terremoto, de acordo com a USGS, foi de 5 quilômetros abaixo da superfície -- uma profundidade considerada baixa

Blinken diz que Ucrânia vai ser membro da Otan

Blinken diz que Ucrânia vai ser membro da Otan

Ele também afirmou que apoiar a Ucrânia é importante porque os russos estão recebendo ajuda para aumentar sua indústria de defesa

Pressionado, Netanyahu endurece o discurso

Pressionado, Netanyahu endurece o discurso

O primeiro-ministro de Israel é pressionado pela antecipação de eleições gerais e pela crise deflagrada em sua coligação extremista

Ataque destrói consulado iraniano na Síria

Ataque destrói consulado iraniano na Síria

A Guarda Revolucionária do Irã anunciou que sete de seus membros, entre eles três comandantes, morreram no bombardeio

Na Faixa de Gaza, 12 pessoas morrem afogadas

Na Faixa de Gaza, 12 pessoas morrem afogadas

Os Estados Unidos optaram por jogar caixas de aviões porque há dificuldades para entrar com caminhões na Faixa de Gaza

Rússia e China vetam proposta dos EUA de cessar-fogo

Rússia e China vetam proposta dos EUA de cessar-fogo

Ao justificar seu voto, o embaixador da Rússia na ONU, Vassily Nebenzia, acusou os Estados Unidos de falsas promessas

Regime cubano tenta aplacar a ira da população

Regime cubano tenta aplacar a ira da população

As manifestações populares foram contidas pela repressão policial, em sincronia com o bloqueio imediato do serviço de internet

O que esperar do triunfo eleitoral de Putin?

O que esperar do triunfo eleitoral de Putin?

Presidente russo usará reeleição com supostos 87,2% dos votos como demonstração da unidade nacional para prolongar guerra

pt_BRPortuguese