Voltar ao Início

Você está em:

Preço do trigo dispara após Rússia ameaçar navios

Rússia diz que, agora, que vai tratar como potencial ameaça qualquer navio que arrisque cruzar o mar negro em direção a Ucrânia
Amanda Omura

Amanda Omura

Os preços do trigo dispararam nos mercados internacionais, depois que a Rússia disse que trataria navios com destino a portos ucranianos como potenciais alvos militares. Nas últimas três noites, forças russas bombardearam as instalações de grãos da Ucrânia e prédios de civis.

Um edifício de três andares foi devorado pelas chamas, na madrugada, em mais um ataque russo na cidade ucraniana de Mykolaiv. Entre os quase 20 feridos, há pelo menos cinco crianças.

Pela terceira noite consecutiva, a violência se abateu também sobre Odessa, onde vários edifícios foram atingidos. O governo ucraniano fala, ainda, em ataques a Sumy, Dnipropetrovsk e Kharkiv onde uma pessoa morreu.

Depois de ter rasgado o acordo para a exportação de grãos da Ucrânia esta semana, a Rússia diz, agora, que vai tratar como potencial ameaça qualquer navio que arrisque cruzar o mar negro.
"Só há uma solução: aumentar o apoio militar à Ucrânia. O que está acontecendo lá é uma situação muito grave. Até agora, pelo menos, o grão não foi exportado, mas não foi destruído”, disse o chefe da diplomacia europeia, Josep Borrel.

Mais ao sul, o governador pró-russo da região da Crimeia acusou Kiev da morte de um adolescente num ataque com drone na península, anexada ilegalmente em 2014.

Além de prédios, bombardeios russos atingiram armazém de grãos
União Europeia, Ucrânia e países aliados acusam, ainda, a Rússia de ter destruído, nesta quarta-feira(19), de forma deliberada, um armazém localizado no porto.
"Este ataque terrorista prova que o alvo deles não é apenas a Ucrânia”, afirma o presidente Volodimir Zelensky.

A Rússia continua exigindo o fim dos boicotes às próprias exportações agrícolas e deixa uma condição para reativar o acordo.
"Não somos contra, especialmente levando em consideração a importância do acordo pro mercado global de alimentos, para muitos países do mundo. (…) mas todos os princípios previamente acordados da participação da Rússia neste pacto precisam ser cumpridos.", anunciou Vladimir Putin.

Posts Relacionados

Terremoto de 4,8 de magnitude atinge Nova York

Terremoto de 4,8 de magnitude atinge Nova York

A profundidade do terremoto, de acordo com a USGS, foi de 5 quilômetros abaixo da superfície -- uma profundidade considerada baixa

Blinken diz que Ucrânia vai ser membro da Otan

Blinken diz que Ucrânia vai ser membro da Otan

Ele também afirmou que apoiar a Ucrânia é importante porque os russos estão recebendo ajuda para aumentar sua indústria de defesa

Pressionado, Netanyahu endurece o discurso

Pressionado, Netanyahu endurece o discurso

O primeiro-ministro de Israel é pressionado pela antecipação de eleições gerais e pela crise deflagrada em sua coligação extremista

Ataque destrói consulado iraniano na Síria

Ataque destrói consulado iraniano na Síria

A Guarda Revolucionária do Irã anunciou que sete de seus membros, entre eles três comandantes, morreram no bombardeio

Na Faixa de Gaza, 12 pessoas morrem afogadas

Na Faixa de Gaza, 12 pessoas morrem afogadas

Os Estados Unidos optaram por jogar caixas de aviões porque há dificuldades para entrar com caminhões na Faixa de Gaza

Rússia e China vetam proposta dos EUA de cessar-fogo

Rússia e China vetam proposta dos EUA de cessar-fogo

Ao justificar seu voto, o embaixador da Rússia na ONU, Vassily Nebenzia, acusou os Estados Unidos de falsas promessas

Regime cubano tenta aplacar a ira da população

Regime cubano tenta aplacar a ira da população

As manifestações populares foram contidas pela repressão policial, em sincronia com o bloqueio imediato do serviço de internet

O que esperar do triunfo eleitoral de Putin?

O que esperar do triunfo eleitoral de Putin?

Presidente russo usará reeleição com supostos 87,2% dos votos como demonstração da unidade nacional para prolongar guerra

pt_BRPortuguese