Voltar ao Início

Você está em:

Processos podem afetar candidatura de Trump

A estratégia da defesa do ex-presidente Trump é tentar postergar o julgamento para depois da eleição em novembro
Amanda Omura

Amanda Omura

A candidatura do ex-presidente Donald Trump pode ser cancelada nas eleições deste ano? Trump pode ficar de fora das cédulas de votação em alguns estados americanos?

Entenda quais são os processos que Trump está enfrentando e como isso pode afetar a candidatura dele nas eleições em novembro.

Ao todo, são 4 processos criminais contra Trump na Justiça dos Estados Unidos. O principal deles é sobre uma tentativa de fraude nas eleições de 2020 e ataque ao Capitólio.

A estratégia da defesa de Trump é tentar postergar o julgamento para depois da eleição em novembro.

O ex-presidente Donald Trump foi acusado de conspirar para mudar o resultado da eleição de 2020. A investigação se concentrou nas ações dele do dia da votação até a invasão do Capitólio por seus apoiadores.

Naquele período, Trump passou semanas insistindo de forma mentirosa que era ele quem tinha vencido, não Joe Biden. O julgamento do caso tinha sido marcado para março deste ano, mas foi adiado sem nova data.
Os advogados de Trump defendem que ele tenha imunidade legal, porque era presidente na época das acusações. Isso significaria que ele não poderia ser processado criminalmente.

A Corte de Apelações de Washington rejeitou o pedido; e a defesa de Trump recorreu à Suprema Corte dos EUA em fevereiro. O julgamento do caso está suspenso até que haja uma resposta sobre essa questão.

Enquanto isso, diversos grupos entraram na Justiça dos EUA ou com requerimentos a secretários de Estado para que Trump seja impedido de participar das eleições. Em dezembro de 2023, os estados do Colorado e do Maine decidiram que Trump não pode concorrer à presidência.

A justificativa para as duas decisões é a mesma: Trump teria se envolvido em uma insurreição quando era presidente, e há um artigo da Constituição dos EUA que impede que pessoas que ocupam cargos públicos se envolvam em insurreições e depois sejam nomeadas novamente.

No entanto, nenhuma das decisões é definitiva. Elas também serão julgadas pela Suprema Corte.

Posts Relacionados

Terremoto de 4,8 de magnitude atinge Nova York

Terremoto de 4,8 de magnitude atinge Nova York

A profundidade do terremoto, de acordo com a USGS, foi de 5 quilômetros abaixo da superfície -- uma profundidade considerada baixa

Blinken diz que Ucrânia vai ser membro da Otan

Blinken diz que Ucrânia vai ser membro da Otan

Ele também afirmou que apoiar a Ucrânia é importante porque os russos estão recebendo ajuda para aumentar sua indústria de defesa

Pressionado, Netanyahu endurece o discurso

Pressionado, Netanyahu endurece o discurso

O primeiro-ministro de Israel é pressionado pela antecipação de eleições gerais e pela crise deflagrada em sua coligação extremista

Ataque destrói consulado iraniano na Síria

Ataque destrói consulado iraniano na Síria

A Guarda Revolucionária do Irã anunciou que sete de seus membros, entre eles três comandantes, morreram no bombardeio

Na Faixa de Gaza, 12 pessoas morrem afogadas

Na Faixa de Gaza, 12 pessoas morrem afogadas

Os Estados Unidos optaram por jogar caixas de aviões porque há dificuldades para entrar com caminhões na Faixa de Gaza

Rússia e China vetam proposta dos EUA de cessar-fogo

Rússia e China vetam proposta dos EUA de cessar-fogo

Ao justificar seu voto, o embaixador da Rússia na ONU, Vassily Nebenzia, acusou os Estados Unidos de falsas promessas

Regime cubano tenta aplacar a ira da população

Regime cubano tenta aplacar a ira da população

As manifestações populares foram contidas pela repressão policial, em sincronia com o bloqueio imediato do serviço de internet

O que esperar do triunfo eleitoral de Putin?

O que esperar do triunfo eleitoral de Putin?

Presidente russo usará reeleição com supostos 87,2% dos votos como demonstração da unidade nacional para prolongar guerra

pt_BRPortuguese