há algum benefício em chupar limão? E faz mal para o estômago? Conversamos com duas especialistas para esclarecer alguns mitos e verdades sobre a fruta.
Ajuda no emagrecimento?
Apesar de muita gente acreditar que chupar limão ou beber água com limão ajuda na queima de gordura, a nutróloga esportiva Raquel Menezes explica que isso é um mito.
- A água com limão tem poucas calorias, é rica em fibras, contribui para controlar a fome mas não substitui a necessidade de fazer uma dieta com déficit calórico nem a prática regular de exercício físico.
Faz mal para o estômago?
Mito até certo ponto. Ao contrário do que muita gente pensa, o limão, apesar de ser uma fruta ácida, não faz mal para o estômago, em princípio. A fruta é rica em polifenóis, substância presente em diversos alimentos que possuem propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias.
Mas a nutróloga esportiva Raquel Menezes comenta que o limão deve ser consumido com precaução por pessoas que já possuem histórico de problemas digestivos.
Faz mal para os dentes?
Depende. A nutricionista alerta que pessoas que possuem esmalte dos dentes enfraquecido, o que aumenta a sensibilidade a alimentos quentes ou gelados, por exemplo, ou pessoas com risco de problemas dentários devem conversar com seu dentista antes de consumir a fruta com frequência. A acidez do limão pode contribuir com um desgaste do esmalte do dente, causando erosão ácida.
Limão em jejum faz bem?
Verdade. Raquel Menezes comenta que chupar o limão ou beber seu suco em jejum é benéfico pois ele age ajudando o fígado em seu trabalho de detoxificação hepática; ou seja, o limão faz bem ao fígado, que atua eliminando as toxinas do nosso organismo.
Ajuda a evitar anemia?
Outra verdade. Limão não contém ferro, tão importante para o combate à anemia, mas compensa por ser rico em vitamina C. E o que uma coisa tem a ver com a outra? É que a vitamina C ajuda na absorção do ferro presente nas carnes, vegetais verde-escuros, feijão e outros alimentos, aumentando a absorção do mineral pelo intestino delgado.