Voltar ao Início

Você está em:

Cúrcuma ou maca são alternativas mais saudáveis ao café sem cafeína?

Muita gente está buscando alternativas ao café — mas será que o descafeinado não poderia ser uma boa opção?
Picture of Amanda Omura

Amanda Omura

O café pode não ser um perdedor óbvio na corrida por uma alimentação mais saudável, especialmente porque tem sido associado a um risco menor de certas doenças, incluindo as cardíacas e alguns tipos de câncer.
Mas à medida que nos tornamos mais conscientes da relação entre dieta e saúde, a cafeína é frequentemente apontada como culpada por problemas de ansiedade e no sono.

Como resultado, as empresas de café têm observado um interesse cada vez maior no tipo descafeinado por parte daqueles que amam o sabor ou o ritual de tomar uma boa xícara de café.

Em algumas cafeterias hoje, além dos lattes (bebida com leite) de café tradicionais, você encontra lattes de beterraba, cúrcuma e maca. Ginseng e moringa são alguns outros ingredientes que estão sendo comercializados como alternativas saudáveis ​​ao café que também.
Uma das alternativas sem cafeína mais onipresentes ao café é a maca, preparada a partir da raiz de mesmo nome, que geralmente é adicionada em pó ao leite.

Mas a maca não oferecerá a você um estímulo energético semelhante ao café, afirma Michael Heinrich, professor de etnofarmacologia e farmacognosia do University College London (UCL), no Reino Unido.

"A maca não é um estimulante como o café", diz. "Não aumenta a atenção."
E tampouco se pode esperar que um latte de maca seja mais saudável que o de café, segundo ele.

Da mesma forma, alguns estudos mostram benefícios para a saúde ligados à cúrcuma. Mas você não verá nenhum destes benefícios ao tomar um latte de cúrcuma, afirma Charlotte Mills, professora de ciências nutricionais da Universidade de Reading, no Reino Unido.

"Você só pode digerir a cúrcuma até certo ponto, então, para obter os efeitos mostrados em algumas pesquisas, a dose que você precisaria é incrivelmente alta. Não tenho certeza se você conseguiria isso por meio de uma alternativa ao café", diz ela.

"Estamos pesquisando o café há muito tempo", observa Gunter Kuhnle, professor de ciências alimentares e nutricionais da Universidade de Reading.

"Sabemos como a cafeína age. A cúrcuma é usada como tempero e corante em pequenas quantidades, mas em grandes quantidades em bebidas não sabemos."

Kuhnle concorda e diz que é mais provável que você observe efeitos adversos se consumir uma quantidade grande o suficiente de cúrcuma.
"Não foram realizadas pesquisas sobre a toxicidade potencial de tomar grandes quantidades de cúrcuma ou outros bioativos vegetais, o que é preocupante", diz ele.

Posts Relacionados

Como poluição faz meninas menstruarem precocemente

Como poluição faz meninas menstruarem precocemente

Meninas estão entrando na puberdade mais cedo, possivelmente devido à exposição a poluentes atmosféricos

Mulheres vivem mais do que homens, mas com saúde pior, revela estudo

Mulheres vivem mais do que homens, mas com saúde pior, revela estudo

Pesquisa analisou dados sobre as 20 principais doenças causadoras de morte. Resultado mostra influência de fatores biológicos

Cortisol é mesmo o culpado por seus problemas de saúde?

Cortisol é mesmo o culpado por seus problemas de saúde?

"Hormônio do estresse" ganhou fama de vilão, com vídeos nas redes sociais culpando um suposto desequilíbrio hormonal

Sedentarismo e sobrepeso em crianças afetam o desempenho na escola

Sedentarismo e sobrepeso em crianças afetam o desempenho na escola

Os pesquisadores comprovaram a relação dos exercícios físicos com o desempenho cognitivo dos alunos

Zolpidem: ‘Pacientes tomam 300 comprimidos por dia’

Zolpidem: ‘Pacientes tomam 300 comprimidos por dia’

O remédio usado no tratamento contra a insônia, disponível no mercado há mais de 30 anos, ganhou protagonismo maior na última década, pela junção de

Como é feita a aplicação do balão intragástrico e para quem é indicado?

A Academia Mineira de Medicina de Minas Gerais alerta para a importância do diagnóstico precoce em casos de complicações com o balão gástrico, procedimento recomendado

O que acontece no seu cérebro quando você navega no celular

O que acontece no seu cérebro quando você navega no celular

Deslizar o dedo pela tela do celular enquanto conferimos fotos e vídeos é um hábito que pode consumir horas das nossas vidas

4 maus hábitos que afetam a memória quando envelhecemos

4 maus hábitos que afetam a memória quando envelhecemos

A boa notícia é que a atividade física é a melhor garantia para a qualidade de vida de mulheres na meia-idade

pt_BRPortuguese