Voltar ao Início

Você está em:

Excesso de tecido adiposo leva à inflamação crônica do organismo

Os seres humanos não nascem com todas as células de gordura que terão. Na verdade, novas células são feitas ao longo da vida
Picture of Amanda Omura

Amanda Omura

O número de pacientes com obesidade e sobrepeso é cada vez maior. Apesar da crença de existirem “obesos saudáveis” e de que com a obesidade ocorra aumento apenas da gordura corporal, na verdade diversas são as modificações metabólicas prejudiciais nesses indivíduos. Felizmente para nós, especialistas, houve um significativo crescimento da nossa compreensão sobre o tecido adiposo branco e o marrom na última década.
A gordura corporal tem seu papel na saúde do organismo, mas o excesso de tecido adiposo leva à inflamação crônica que pode causar resistência à insulina, hipertensão arterial, doença hepática gordurosa e outras complicações. Existem pessoas obesas metabolicamente saudáveis, mas não está claro se isso é apenas um estado temporário.
O tecido adiposo é composto por adipócitos (células de gordura) que podem ser brancas, marrons, beges ou cor-de-rosa, assim como por células imunes, fibroblastos, vasos sanguíneos e partes de células nervosas.
A principal função do tecido adiposo branco é armazenar energia na forma de triglicerídeos. O tecido adiposo branco é essencial para o bom funcionamento do sistema reprodutivo, incluindo a secreção de hormônios (estradiol) e a lactação.;
O tecido adiposo marrom consome glicose e triglicerídeos, gerando calor. Protege os recém-nascidos do frio à medida que desenvolvem a capacidade de tremer e, em adultos, é encontrado em depósitos no pescoço, ombros, tórax posterior e abdome. A quantidade de tecido adiposo marrom varia de acordo com o sexo e diminui com o aumento da idade e com o aumento do índice de massa corporal (IMC).

Gordura branca X Gordura marrom
Há muito mais gordura branca no corpo do que gordura marrom. Parece que a ativação da gordura marrom leva a efeitos benéficos no metabolismo, embora ainda não conheçamos todas as etapas de como isso acontece.
Os seres humanos não nascem com todas as células de gordura que terão ao longo da vida. Na verdade, novas células de gordura são feitas ao longo de nossas vidas.
Pesquisas recentes tentam usar a ativação do tecido adiposo marrom para tratar doenças metabólicas relacionadas à obesidade, para ver se isso pode levar à redução da inflamação, melhora no perfil de colesterol e diminuição da pressão arterial.

Genética x Tecido adiposo
Os genes provavelmente influenciam de 50% a 70% da obesidade.
Não é correto afirmar que a obesidade é causada apenas pelo armazenamento excessivo de gordura. Existem vários fatores contribuintes para impulsionar a obesidade, como os relacionados à alimentação rica em ultraprocessados, ao sedentarismo e ao padrão de vida pouco ativo das populações.
A genética também influencia: a utilização de gorduras pelo metabolismo, os tipos de hormônios que são liberados pelo tecido adiposo e pelos músculos para regular o apetite, a resistência à insulina e a inflamação são totalmente diferentes entre as pessoas.

Posts Relacionados

Como poluição faz meninas menstruarem precocemente

Como poluição faz meninas menstruarem precocemente

Meninas estão entrando na puberdade mais cedo, possivelmente devido à exposição a poluentes atmosféricos

Mulheres vivem mais do que homens, mas com saúde pior, revela estudo

Mulheres vivem mais do que homens, mas com saúde pior, revela estudo

Pesquisa analisou dados sobre as 20 principais doenças causadoras de morte. Resultado mostra influência de fatores biológicos

Cortisol é mesmo o culpado por seus problemas de saúde?

Cortisol é mesmo o culpado por seus problemas de saúde?

"Hormônio do estresse" ganhou fama de vilão, com vídeos nas redes sociais culpando um suposto desequilíbrio hormonal

Sedentarismo e sobrepeso em crianças afetam o desempenho na escola

Sedentarismo e sobrepeso em crianças afetam o desempenho na escola

Os pesquisadores comprovaram a relação dos exercícios físicos com o desempenho cognitivo dos alunos

Zolpidem: ‘Pacientes tomam 300 comprimidos por dia’

Zolpidem: ‘Pacientes tomam 300 comprimidos por dia’

O remédio usado no tratamento contra a insônia, disponível no mercado há mais de 30 anos, ganhou protagonismo maior na última década, pela junção de

Como é feita a aplicação do balão intragástrico e para quem é indicado?

A Academia Mineira de Medicina de Minas Gerais alerta para a importância do diagnóstico precoce em casos de complicações com o balão gástrico, procedimento recomendado

O que acontece no seu cérebro quando você navega no celular

O que acontece no seu cérebro quando você navega no celular

Deslizar o dedo pela tela do celular enquanto conferimos fotos e vídeos é um hábito que pode consumir horas das nossas vidas

4 maus hábitos que afetam a memória quando envelhecemos

4 maus hábitos que afetam a memória quando envelhecemos

A boa notícia é que a atividade física é a melhor garantia para a qualidade de vida de mulheres na meia-idade

pt_BRPortuguese