Voltar ao Início

Você está em:

O que pode causar sangramentos no cérebro em pessoas jovens?

Entenda as possíveis origens do problema, os principais sintomas mais comuns e quando você deve procurar ajuda
Picture of Amanda Omura

Amanda Omura

Sangramentos no cérebro, um órgão nobre e responsável pelo controle dos movimentos voluntários e involuntários no corpo humano, são sempre vistos, ao menos a princípio, como motivo de preocupação.

De acordo com Carlos Alberto Mattozo, neurocirurgião do hospital Marcelino Champagnat, em Curitiba, sangramentos no cérebro são geralmente caracterizados como acidente vascular cerebral (AVC) hemorrágico.
"Ocorre quando algum vaso sangra, é mais comum em idosos e é diferente do AVC isquêmico, que acontece por entupimento de veias ou artérias, prejudicando a circulação do sangue."

Há, no entanto, outros quadros que podem provocar sangramento no cérebro de jovens. Entre eles:

Aneurisma
O problema é caracterizado pela dilatação anormal de um vaso sanguíneo, uma consequência do enfraquecimento das paredes da veia ou da artéria. Geralmente, provoca grandes sangramentos, mas é possível ocorrer uma pequena hemorragia, considerada um "alerta". O tratamento costuma incluir intervenção cirúrgica.

Má formação arteriovenosa cerebral
Um problema congênito (com o qual a pessoa já nasce) de anomalia do sistema vascular, criando artérias e veias de diferente tamanhos, malformadas e que podem romper. A depender do quadro, o tratamento pode ser por meio de colocação de molas por cateterismo, radiocirurgia ou cirurgia convencional.

Tumores
Alguns tipos específicos, como o cavernoma cerebral, causam alterações que levam a sangramentos. O tratamento depende das características específicas de cada quadro.

Traumatismo craniano
Em jovens, trauma teria que ser grande para causar sangramento, diferentemente da consequência em idosos, que pode ocorrer por uma simples batida em uma porta, por exemplo.

A neurologista Michelle Zimmermann, do Hospital São Vicente de Paulo, no Rio de Janeiro, explica que três fatores principais determinam a gravidade do caso: "O local onde ocorre o sangramento (se é uma área nobre como a parte que influencia a coordenação motora), o tamanho do sangramento e a causa que fez com que o sangramento ocorresse."
Sintomas de sangramento cerebral
O sintoma mais comum, aponta Zimmermann, é a dor de cabeça intensa e abrupta, mais forte do que as dores de cabeça que a maioria das pessoas experimenta no dia a dia.

No entanto, se o sangramento for grande ou em área nobre do cérebro, podem ainda ocorrer paralisação de uma parte do corpo, problemas de fala e dificuldade para enxergar e para engolir, desequilíbrio e tontura importantes.

Posts Relacionados

Como poluição faz meninas menstruarem precocemente

Como poluição faz meninas menstruarem precocemente

Meninas estão entrando na puberdade mais cedo, possivelmente devido à exposição a poluentes atmosféricos

Mulheres vivem mais do que homens, mas com saúde pior, revela estudo

Mulheres vivem mais do que homens, mas com saúde pior, revela estudo

Pesquisa analisou dados sobre as 20 principais doenças causadoras de morte. Resultado mostra influência de fatores biológicos

Cortisol é mesmo o culpado por seus problemas de saúde?

Cortisol é mesmo o culpado por seus problemas de saúde?

"Hormônio do estresse" ganhou fama de vilão, com vídeos nas redes sociais culpando um suposto desequilíbrio hormonal

Sedentarismo e sobrepeso em crianças afetam o desempenho na escola

Sedentarismo e sobrepeso em crianças afetam o desempenho na escola

Os pesquisadores comprovaram a relação dos exercícios físicos com o desempenho cognitivo dos alunos

Zolpidem: ‘Pacientes tomam 300 comprimidos por dia’

Zolpidem: ‘Pacientes tomam 300 comprimidos por dia’

O remédio usado no tratamento contra a insônia, disponível no mercado há mais de 30 anos, ganhou protagonismo maior na última década, pela junção de

Como é feita a aplicação do balão intragástrico e para quem é indicado?

A Academia Mineira de Medicina de Minas Gerais alerta para a importância do diagnóstico precoce em casos de complicações com o balão gástrico, procedimento recomendado

O que acontece no seu cérebro quando você navega no celular

O que acontece no seu cérebro quando você navega no celular

Deslizar o dedo pela tela do celular enquanto conferimos fotos e vídeos é um hábito que pode consumir horas das nossas vidas

4 maus hábitos que afetam a memória quando envelhecemos

4 maus hábitos que afetam a memória quando envelhecemos

A boa notícia é que a atividade física é a melhor garantia para a qualidade de vida de mulheres na meia-idade

pt_BRPortuguese