Voltar ao Início

Você está em:

Para as mulheres: sabonete íntimo é item obrigatório para higiene da região genital?

Eles são realmente fundamentais para a higiene íntima? Ginecologistas tiram dúvidas sobre o produto
Picture of Amanda Omura

Amanda Omura

Você vai até a farmácia e encontra na prateleira diversas opções de sabonete íntimo, um produto destinado especificamente para a região genital. Mas eles são realmente necessários? Obrigatórios? Evitam infecções? Qual seu papel na higiene diária?
Duas ginecologistas alertam: a melhor combinação para lavar a vulva (parte externa do órgão sexual feminino) é sabonete neutro e água. Elas também ressaltam que a lavagem deve ser feita SÓ na vulva, não é preciso lavar dentro (na vagina).
"A vagina tem um mecanismo de autolimpeza, por isso não há necessidade de lavar por dentro. Você pode usar um sabonete neutro e água na parte externa, na vulva", explica a ginecologista e obstetra Mariana Lemos Osiro.

A importância do pH vaginal
Alguns sabonetes íntimos, dependendo da composição, podem alterar o pH vaginal - um dos mecanismos de defesa da região íntima da mulher. A vagina é composta por uma flora de microrganismos considerados saudáveis, que vivem em equilíbrio, mantendo o pH vaginal ligeiramente ácido.
“O fato da vagina ter esse pH ácido é o principal meio de proteção contra as infecções, pois ele inibe o crescimento de microrganismos patológicos, como as bactérias”, explica Mariana Lemos Osiro.

Flávia Fairbanks, mestre e doutora em ginecologia pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), diz que a vulva tem mecanismos próprios de autodefesa e de proteção local.

Sabonete íntimo pode tratar infecções?
Muito pelo contrário: ele pode até provocar infecções. Segundo as ginecologistas, eles não funcionam para tratamento de nenhum tipo de vulvovaginite (termo usado para as infecções íntimas), pois não são medicamentos e nem auxiliares no tratamento medicamentoso.
"O sabonete íntimo não trata infecção. Quem trata é o antibiótico. Se for fungo, o tratamento é com antifúngico. O sabonete íntimo é um método cosmetológico. Às vezes, a mulher faz uso inadequado e começa a ter infecções. Em algumas situações, precisa suspender tudo e a paciente tem que lavar a vulva só com água", alerta Flávia Fairbanks.

E o lenço umedecido?
Nada substitui a lavagem com sabonete neutro e água. O lenço pode ser usado em situações especiais, mas não há nenhuma recomendação sobre o uso rotineiro.

Quero usar sabonete íntimo. Qual a forma mais segura?
Usar sabonete íntimo não é uma recomendação médica, mas ele pode ser usado caso a mulher não apresente nenhuma infecção vaginal. Caso você opte pela compra, as ginecologistas apontam que os mais apropriados são os que têm o pH mais neutro.

Posts Relacionados

Fibromialgia atinge músculos e ligamentos e afeta até 7 vezes mais as mulheres

Fibromialgia atinge músculos e ligamentos e afeta até 7 vezes mais as mulheres

Pacientes com a doença costumam não ser levados a sério. Mulheres têm seis vezes mais chances de desenvolver a síndrome

Como poluição faz meninas menstruarem precocemente

Como poluição faz meninas menstruarem precocemente

Meninas estão entrando na puberdade mais cedo, possivelmente devido à exposição a poluentes atmosféricos

Mulheres vivem mais do que homens, mas com saúde pior, revela estudo

Mulheres vivem mais do que homens, mas com saúde pior, revela estudo

Pesquisa analisou dados sobre as 20 principais doenças causadoras de morte. Resultado mostra influência de fatores biológicos

Cortisol é mesmo o culpado por seus problemas de saúde?

Cortisol é mesmo o culpado por seus problemas de saúde?

"Hormônio do estresse" ganhou fama de vilão, com vídeos nas redes sociais culpando um suposto desequilíbrio hormonal

Sedentarismo e sobrepeso em crianças afetam o desempenho na escola

Sedentarismo e sobrepeso em crianças afetam o desempenho na escola

Os pesquisadores comprovaram a relação dos exercícios físicos com o desempenho cognitivo dos alunos

Zolpidem: ‘Pacientes tomam 300 comprimidos por dia’

Zolpidem: ‘Pacientes tomam 300 comprimidos por dia’

O remédio usado no tratamento contra a insônia, disponível no mercado há mais de 30 anos, ganhou protagonismo maior na última década, pela junção de

Como é feita a aplicação do balão intragástrico e para quem é indicado?

A Academia Mineira de Medicina de Minas Gerais alerta para a importância do diagnóstico precoce em casos de complicações com o balão gástrico, procedimento recomendado

O que acontece no seu cérebro quando você navega no celular

O que acontece no seu cérebro quando você navega no celular

Deslizar o dedo pela tela do celular enquanto conferimos fotos e vídeos é um hábito que pode consumir horas das nossas vidas

pt_BRPortuguese