O número de exames para a Covid-19 registrados na primeira semana de fevereiro caiu 28% quando comparado com o total de exames realizados nos últimos dias de janeiro.
Os dados são da Abramed (Associação Brasileira de Medicina Diagnóstica), que consolida o número de exames feitos em laboratórios associados.
De acordo com a associação, a taxa de positividade também recuou de 60% para 50%. Os laboratórios ligados à Abramed já realizaram mais de 1,7 milhão de exames para Covid-19 em todo o país somente este ano.
Na última semana, a Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias (Abrafarma) também divulgou que o número de testes positivos registrados na última semana de janeiro recuou pela primeira vez desde novembro (15,7%).
Vacinação mudou perfil de internados
Pesquisadores da Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto (Famerp), no interior de São Paulo, constataram que a vacinação contra a Covid-19 reduziu o risco de internação e mortes pela doença mesmo em pacientes que tinham várias comorbidades, como problemas de coração e diabetes.
Entre os vacinados, apenas a idade acima de 60 anos e a doença renal permaneceram como fatores de risco.
Maioria das mortes por Covid na atual fase é de quem não tomou vacina, indicam dados de estados
Já problemas de saúde como os de coração, fígado, neurológicos, diabetes ou comprometimento imunológico foram relacionados a um risco maior de internação pela Covid apenas para os não vacinados.