Mesmo não sabendo muito bem para que serve o alongamento, dar uma "esticadinha" nos braços e nas pernas antes de começar a se exercitar faz parte da rotina de muita gente que treina ou pratica alguma atividade física. Os alongamentos são movimentos voltados para aquecer e propiciar flexibilidade e relaxamento aos músculos antes ou depois de exercícios. Mas até mesmo esses movimentos simples precisam ser executados de forma correta e orientada para não ocasionar danos ao corpo, como dores e lesões. Além disso, os alongamentos são divididos em estáticos e dinâmicos, que são indicados em momentos distintos. Mas afinal, quando devemos alongar, antes ou depois do treino?
Segundo o médico ortopedista David Gusmão, os alongamentos são uma ótima forma de iniciar o movimento do corpo e também aquecer e trabalhar a flexibilidade os músculos antes e depois de exercícios físicos.
Antes ou depois do treino?
Os alongamentos são divididos em dois grupos: o estático e o ativo/ dinâmico:
O alongamento estático, como o nome indica, consiste em movimentos feitos de forma que se permaneça alguns segundos numa mesma posição. É mais indicado após os treinos ou exercícios físicos, uma vez que torna os músculos mais relaxados, dando uma sensação de alívio.
O alongamento ativo é um tipo de alongamento que é realizado com mais intensidade, velocidade e dinamismo. Por esse motivo, costuma ser executado antes de uma sessão de treinamento.
Como alongar corretamente?
- Esteja atento se há dor durante o alongamento, pois é muito importante não sentir dores durante o exercício;
- Deve-se sentir o músculo que se está alongando especificamente para aquele determinado tipo de alongamento. Por exemplo, se está alongando o adutor, no meio de coxa, então, deve-se sentir o músculo interno de coxa trabalhando. Sentir dor na articulação significa que o músculo não está alongando e que a articulação pode estar se machucando;
- É importante seguir os limites do seu corpo. Caso sinta uma resistência ou dor, não continue até o fim e não force o movimento;
- Sempre consulte e/ou esteja acompanhado por um profissional durante a prática de exercícios e alongamentos, este poderá definir os melhores movimentos para cada um de acordo com limitações e objetivos.
Fazer ou não fazer?
É comum pessoas acharem que fazer alongamento pode ajudar no desempenho físico, mas alguns estudos sugerem que realizar alongamento antes de exercícios de potência, como salto, corrida em alta velocidade ou exercícios de crossfit pode, na verdade, atrapalhar o desempenho do indivíduo.