As Forças de Defesa de Israel (FDI) publicaram nesta terça-feira (14) imagens de homens armados em sede de Agência da ONU para os Refugiados Palestinos (UNRWA) em Rafah, onde Israel realiza uma ofensiva terrestre contra o grupo terrorista Hamas que causou o deslocamento de palestinos refugiados na cidade.
Nas imagens, é possível ver homens carregando fuzis, identificados por Israel como terroristas, junto de funcionários da ONU, carros identificados com o nome da instituição bilateral e outras armas de fogo.
Segundo a FDI, o local corresponde a um complexo logístico da UNRWA localizado no leste de Rafah que organiza a distribuição de ajuda humanitária para palestinos na Faixa de Gaza. A movimentação foi flagrada durante operação de monitoramento no sábado (11).
A UNRWA foi o centro de uma polêmica em janeiro após 12 funcionários terem sido acusados de estar envolvidos no ataque do Hamas em Israel no dia 7 de outubro de 2023, que iniciou a guerra entre o grupo terrorista e os israelenses. Já em maio, a FDI afirmou que atacaram uma central de comando do Hamas em uma sede da agência na Faixa de Gaza.
A FDI disse ainda que, após o flagra, representantes do Coordenador de Atividades Governamentais nos Territórios (COGAT, em inglês), unidade do Ministério da Defesa israelense, transmitiram as descobertas a autoridades da comunidade internacional e pediram à ONU que conduzisse uma investigação urgente sobre o caso.
Além disso, representantes do governo israelense alertaram a ONU contra a presença e a atividade de terroristas no complexo do centro logístico da UNRWA e a segurança das instalações da organização.
Rafah é último refúgio dos palestino
O local é considerado o último refúgio para mais de 1 milhão de palestinos de todas as regiões da Faixa de Gaza que tiveram que abandonar suas casas e migrar para o sul por conta da guerra --a campanha militar israelense iniciou ao norte do país e foi descendo.
Por outro lado, Israel afirma que Rafah, que faz fronteira com o Egito, é o último bastião do Hamas e, portanto, o último front de batalha para completar sua guerra contra o grupo terrorista.