O Brasil voltou a treinar nesta terça-feira no estádio Gran Hamad, após a vitória sobre a Suíça, por 1 a 0. Com a classificação garantida para as oitavas de final e ainda sem Neymar e Danilo, Tite comandou atividade predominantemente com os jogadores que não começaram a partida da noite anterior diante dos suíços.
A expectativa é de que boa parte deste grupo tenha oportunidade diante de Camarões. Alex Sandro, por sua vez, é novo desfalque, por dores no quadril esquerdo.
Estiveram em campo Daniel Alves, Bremer, Antony, Gabriel Jesus, Martinelli, Everton Ribeiro, Pedro, Alex Telles, Bruno Guimarães e Fabinho, além dos goleiros Ederson e Weverton.
Como de hábito, os titulares fizeram trabalho regenerativo e muitos sequer foram para o campo. Neymar mais uma vez ficou no hotel para tratamento intensivo da lesão no tornozelo. O craque corre contra o tempo para ficar à disposição de Tite no duelo de oitavas de final, na próxima segunda-feira, contra o segundo colocado do Grupo H. Danilo, na mesma situação, foi ao CT.
Ainda nesta terça-feira, os jogadores vão receber familiares para um jantar no hotel onde estão concentrados em Doha. A prática já aconteceu após a vitória sobre a Sérvia e a tendência é que se repita nos dias seguintes aos jogos.
Tite não quis antecipar sobre as mudanças que vai fazer para a última rodada, mas a classificação antecipada permite o cenário quase perfeito para a Seleção. Depois de usar 19 dos 26 convocados, o treinador pode fazer alterações para a próxima partida.
Claro que a Seleção precisa garantir o primeiro lugar ainda - e basta apenas um empate contra os africanos -, mas a ideia é preservar alguns jogadores para as oitavas. Serão apenas 72 horas de intervalo entre a partida de Camarões e a do primeiro mata-mata, na segunda, dia 5 de dezembro.
Ainda não entraram em campo os dois goleiros reservas (Ederson e Weverton), o lateral Daniel Alves, o zagueiro Bremer, os meias Fabinho e Everton Ribeiro e o atacante Pedro. É bem provável que Tite preserve alguns jogadores, ainda mais diante da possibilidade - que existe - de não contar com Danilo e Neymar para as oitavas de final.
Líder do Grupo G, com seis pontos e três gols de saldo, o Brasil encara Camarões na próxima sexta-feira, às 16h (de Brasília), no Lusail. Caso confirme a primeira colocação, a partida de oitavas de final está marcada para segunda-feira, no mesmo horário, no 974, contra o segundo colocado do Grupo H.