Na 18ª posição, com apenas 17 pontos em 21 rodadas, o Vasco busca se recuperar no Campeonato Brasileiro e deixar a zona de rebaixamento. O time tem apresentado evolução sob o comando de Ramón Díaz, mas a missão não é fácil. Será que alguma equipe em situação semelhante à do Vasco conseguiu escapar da queda?
Desde 2006, ano no qual o Campeonato Brasileiro passou a ser disputado no atual formato, com 20 clubes, apenas dois times conseguiram se livrar do rebaixamento com pontuação parecida à do Vasco passadas 21 rodadas: Fluminense e Ceará.
Em 2009, o Fluminense era o lanterna do campeonato a essa altura, com 16 pontos. O Tricolor conseguiu uma arrancada histórica e fechou o Brasileiro na 16ª posição, com 46 pontos. Já em 2018, o Ceará tinha 17 pontos, igual ao Vasco hoje, e finalizou o campeonato com 44, na 15ª colocação.
O Vasco tem em seu favor o bom desempenho nas últimas rodadas, o que dá esperança ao torcedor. Desde a chegada de Ramón Díaz, em julho, o time cresceu de produção e melhorou os resultados. São duas vitórias, dois empates e uma derrota nos últimos cinco jogos.
Ramón chegou em julho e comandou o Vasco em sete jogos do Brasileirão, da partida contra o Athletico-PR (16ª rodada) em diante.
2 vitórias
2 empates
3 derrotas
O aproveitamento de 38,1% com Ramón Díaz é melhor do que os 21,4% anteriores à sua chegada. Sob a batuta dele, o Vasco saiu da lanterna do Brasileirão e atualmente está a cinco pontos de distância do primeiro time fora da zona de rebaixamento, que é o Bahia.
Nas próximas quatro rodadas, o Vasco terá três confrontos contra clubes que brigam na parte de baixo da tabela: pega Santos (17º), Coritiba (20º) e faz o jogo adiado com o América-MG (19º). No próximo sábado, às 16h, o time enfrenta o Fluminense, no Estádio Nilton Santos.
O Vasco vai treinar no Estádio Nilton Santos antes do clássico. Marcada para quarta-feira, a atividade servirá para ajudar na adaptação ao gramado artificial do estádio.