O diretor de futebol do Atlético-MG, Victor Bagy, descartou qualquer possibilidade de priorizar a estreia na Conmebol Libertadores, contra o Caracas, fora de casa, em meio às finais do Campeonato Mineiro. O clube vai procurar adotar um planejamento para utilizar o que tem de melhor nas duas competições.
O Atlético vai estrear na competição continental na primeira semana de abril. O duelo será entre as finais do Mineiro, que tem o Cruzeiro como adversário.
Além disso, o Galo precisará montar uma logística especial para viajar para Caracas - capital da Venezuela. Na última vez que jogou na cidade, a delegação demorou cerca de 16 horas de viagem. E a logística é uma das preocupações do clube.
- Preocupa, entrar na Venezuela tem suas peculiaridades. Questão de voos, fretar uma aeronave. Normalmente, fazemos com empresas locais, que operam voos domésticos na Venezuela. Não são todas as empresas brasileiras que fazem essa logística.
"Temos que ter um cuidado, é uma viagem mais longa, em um intervalo de duas finais do Mineiro. Tem que ser uma logística muito bem planejada, bem como a utilização do elenco. São jogos importantes, não podemos priorizar A ou B. Um vale título, outro pode valer uma classificação."
O Caracas abre a caminhada do Galo na competição. Depois, Rosário Central-ARG e Peñarol-URU fecham o Grupo G.
A estreia é fora, mas, na sequência, o Alvinegro terá dois jogos como mandante para fechar a primeira metade da fase de grupos.
Veja a tabela base
Carcas (VEN) x Atlético dias 02 a 04/04
Atlético x Rosario Central (ARG) - dias 09 a 11/04
Atlético x Peñarol (URU)– dias 23 a 25/04
Rosario Central (ARG) x Atlético- dias 07 a 09/05
Peñarol (URU) x Atlético - dias 14 a 16/05
Atlético x Caracas (VEN) - dias 28 a 30/05
Viagem para a Venezuela
A Conmebol tem preferência na determinação das datas. Se o jogo contra o Caracas for confirmado para quinta-feira, o duelo pelo Estadual mudaria para o domingo.
Adversário do Atlético, o Caracas manda seus jogos no Estádio Olímpico UCV - na capital da Venezuela. Em 2023, o local foi palco da partida contra o Carabobo, pela segunda fase da Libertadores - e exigiu uma logística especial.