A Conmebol divulgou, nesta quinta-feira, os áudios do VAR na partida entre River Plate e Vélez Sarsfield, da última quarta. O jogo, que terminou em empate sem gols, eliminou os Millonarios nas oitavas de final da Libertadores. O lance mais polêmico da partida foi a anulação do gol de Matías Suárez, do River, por um suposto toque de mão.
O vídeo divulgado pela federação sul-americana mostra a atuação da arbitragem de vídeo brasileira, com Rafael Traci e Braulio Machado, que repetiu o lance por cerca de 50 vezes até a anulação e convenceu o árbitro Roberto Tobar, que dizia inicialmente: "Para mim é gol".
Aos 33 minutos do segundo tempo, Barco cruzou da esquerda e Matías Suárez cabeceou para o gol. O camisa 7 comemorou com os companheiros do River Plate, que levaria o confronto com o Vélez para os pênaltis. Mas o árbitro chileno Roberto Tobar foi chamado por Rafael Traci e, após cinco minutos de revisão no monitor, decidiu anular o gol.
As imagens mostram que o lance foi repetido mais de 50 vezes pelos representantes brasileiros no VAR, sendo 35 replays desde a chegada de Roberto Tobar ao monitor para checagem. Após muita discordância do árbitro de campo, a decisão foi definida quando um árbitro assistente conferiu o lance e opinou concordando com Rafael Traci.
No lance, Suárez disputa espaço com Ortega. A bola parece pegar em seu braço, mas apenas depois de um movimento natural da finalização. Roberto Tobar precisou de muito tempo para tomar sua decisão final.
Depois do apito final, ele foi cercado por jogadores do River Plate, que foram tirar satisfação. O técnico Marcelo Gallardo conteve os atletas mais nervosos com a decisão do juiz chileno, os afastou e também teve um papo com Roberto Tobar, mas em tom mais ameno.
O Vélez avançou às quartas de final com o empate por 0 a 0 após ter vencido o River Plate por 1 a 0 no jogo de ida. A equipe treinada por Cacique Medina vai encarar o Talleres na próxima fase. O time de Marcelo Gallardo cai nas oitavas pela primeira vez desde 2016. Veja abaixo os lances da partida.