Beatriz Haddad Maia conquistou uma vitória de virada sobre Elena Rybakina, número 10 do mundo no tênis e atual vice-campeã do Australian Open. Nesta sexta-feira, a brasileira saiu atrás diante de um saque potente da cazaque, mas cresceu na reta final para vencer por 2 sets a 1 - parciais de 3/6, 6/3 e 6/2 em 2h04. Assim, a número 14 do mundo avançou às semifinais do WTA 500 de Abu Dhabi.
- Foi uma batalha dura. Rybakina é uma das melhores tenistas do mundo e está em um grande ano. Eu sabia que teria de me esforçar muito em todos os pontos. Fico feliz de ter encontrado um caminho para me recuperar. Essa vitória me dá confiança no meu trabalho - disse Bi.
Bia e Rybakina nunca haviam se enfrentado no Circuito Mundial. A cazaque era a cabeça de chave número 3 em Abu Dhabi, enquanto a brasileira era a sexta favorita.
Na semifinal, Bia vai encarar a suíça Belinda Bencic, cabeça de chave número 2 do torneio e nona do ranking da ATP. As duas mediram forças duas vezes, ambos os jogos no ano passado, com uma vitória para cada lado.
O jogo
O jogo começou bem equilibrado, com chances de quebras para os dois lados. Rybakina cometia muitos erros não forçados, mas compensava com um forte saque. No sexto game, porém, foi a vez de Bia errar, e a cazaque aproveitou para conseguir a quebra que definiu o set. A número 10 do mundo selou a vitória na parcial com seu nono ace: 6/3.
Bia ainda teve dificuldades no primeiro game do segundo set, mas confirmou o serviço e cresceu no jogo. A brasileira passou a devolver melhor o saque da cazaque e conseguiu a quebra no sexto game. Sem dar chances de uma reação, a número 14 do mundo empatou o jogo: 6/3.
A brasileira manteve o embalo e abriu o terceiro set quebrando o saque de Rybakina. A cazaque não teve chance de voltar ao jogo. Bia teve um ótimo desempenho no primeiro saque e incomodou a adversária na devolução até chegar a um duplo break point no sétimo game. Rybakina salvou a primeira chance de quebra, mas cometeu uma dupla falta na sequência. Aí Bia sacou para o jogo e teve um duplo match point. Falhou na primeira oportunidade, mas fechou o jogo na segunda chance: 6/2.