A seleção feminina irá conhecer na madrugada do próximo sábado, a partir de 3h30 (de Brasília), em Auckland, os adversários da primeira fase da Copa do Mundo de 2023, que ocorrerá em Austrália e Nova Zelândia. O Brasil está no pote 2 com Canadá, Holanda, Japão, Noruega, Itália, China e Coreia do Sul. Portanto, não será cabeça de chave. As equipes serão distribuídas em oito grupos com quatro seleções em cada.
O pote 1 conta com as donas da casa Nova Zelândia e Austrália, assim como os primeiros colocados no ranking: Estados Unidos, Suécia, Alemanha, Inglaterra, França e Espanha. Todos esses serão cabeças de chave. No pote 3, estão Dinamarca, Suíça, República da Irlanda, Colômbia, Argentina, Vietnã, Costa Rica e Jamaica.
No pote 4, aparecem Nigéria, Filipinas, África do Sul, Marrocos, Zâmbia, e três vagas que serão definidas nos playoffs que serão disputados em fevereiro de 2023. Seguem na disputa Chile, Paraguai, Taipé Chinesa, Tailândia, Camarões, Senegal, Haiti, Panamá, Papua-Nova Guiné e Portugal.
A confirmação do grupo do Brasil também irá definir a base da seleção na primeira fase da competição. As chaves A, E, G e C têm a Nova Zelândia como base. Os grupos B, F, H e D ficam na Austrália.
No evento organizado pela Fifa, estarão presentes nomes como Carli Lloyd, duas vezes campeã mundial com os Estados Unidos, que será uma das apresentadoras do sorteio. Ela salientou que o definição das chaves estará ainda mais emocionante pelo maior número de participantes - a nova edição terá 32 seleções, 8 a mais do que em 2019.
- Dado o formato ampliado em 2023, haverá ainda mais emoção globalmente quando os olhos do mundo do futebol se concentrarem em Auckland neste sábado. Com novas nações participando da Copa do Mundo Feminina da FIFA pela primeira vez, estou animada para participar de um sorteio que trará sorrisos aos rostos em todos os cantos do mundo - disse Lloyd.
Pentacampeão Gilberto Silva participa do sorteio
Serão aproximadamente 800 convidados incluindo o presidente da Fifa, Gianni Intantino, a primeira ministra da Noza Zelândia, Jacinda Ardern, Ministra dos Esportes da Austrália, Anika Wells, representantes dos times classificados, além de Fifa Legends. O ex-jogador brasileiro Gilberto Silva estará presente e será um dos assistentes do sorteio. Cate Campbell, nadadora australiana, bicampeã olímpica em Londres 2012 e Rio 2016, será uma personalidade presente.