A CBF decidiu que vai usar data Fifa e inversões de mando de campo para recuperar os jogos da Série A que foram adiados em virtude das enchentes no Rio Grande do Sul.
A entidade – em conjunto com os clubes – também decidiu que o Campeonato Brasileiro vai terminar no dia 8 de dezembro, sem adiamentos. A CBF ainda não divulgou a tabela detalhada nem as datas precisas dos jogos que foram adiados.
Daqui até o fim do ano existem quatro datas Fifa – períodos de nove dias em que as seleções se reúnem e a liberação de jogadores é obrigatória:
3 a 11 de junho
2 a 10 de setembro
7 a 15 de outubro
11 a 19 de novembro
O calendário original da CBF previa a interrupção do Campeonato Brasileiro nestes períodos, para evitar que os clubes com jogadores convocados atuassem desfalcados. Agora, haverá partidas da Série A durante estas janelas.
– Vamos usar algumas datas Fifa. Foi discutida uma flexibilização, possivelmente até uma inversão de mando quando necessária. Vamos analisar caso a caso – disse o presidente do São Paulo, Júlio Casares.
A decisão foi tomada em Conselho Técnico realizado entre os clubes e dirigentes da CBF, na sede da entidade.
O dirigente tricolor, o primeiro a sair da reunião e falar com a imprensa, disse que "nem sequer foi discutida" a possibilidade de não haver rebaixamento no Campeonato Brasileiro.
– Nem os clubes do Rio Grande do Sul colocaram essa possiblidade – disse Casares.
O Brasileirão foi interrompido por duas rodadas (sétima e oitava), no dia 15 de maio, e será retomado neste sábado, 1 de junho, na sétima rodada.
Antes disso, os jogos que envolviam os times gaúchos – Grêmio, Inter e Juventude – já haviam sido adiados na quinta e na sexta rodadas.
A CBF ainda precisa resolver o que fazer com a Copa do Brasil. Dois dos 16 duelos da terceira fase estão sem conclusão: Grêmio x Operário (que teve só o jogo de ida disputado) e Inter x Juventude, que não teve nenhum dos dois jogos realizado.
Nas competições sul-americanas, Grêmio (que disputa a Libertadores) e Inter (que joga a Sul-Americana) tiveram dois jogos adiados, ambos pelas fases de grupos dos respectivos torneios. Mas a Conmebol já decidiu quando eles serão disputados.
Posts Relacionados
Fittipaldi vê potencial em Bortoleto e projeta: “Vai representar bem o Brasil”
Brasileiro bicampeão mundial lembrou da força de pilotos latinos na elite do automobilismo e deu "benção" ao calouro da Sauber
Courtois defende Mundial de Clubes, mas critica excesso de jogos no calendário
O novo Mundial de Clubes da Fifa, que será disputado entre junho e julho deste ano, ainda divide opiniões na Europa
Fifa The Best 2024: torcedores e capitães dão vitória a Vini Jr
O brasileiro foi o mais votado pelos torcedores e pelos capitães das seleções. Rodri foi o preferido dos treinadores e dos jornalistas
Ronaldo oficializa desejo de presidir a CBF: “Motivação é voltar com o respeito do futebol brasileiro”
Ex-jogador revela ter negociação para venda do Valladolid e diz que viajará pelo Brasil em campanha pelo apoio das federações
Copa do Mundo 2030 e 2034: Fifa anuncia sedes dos Mundiais
Espanha, Marrocos e Portugal sediam evento de 2030, que ainda terá jogos na Argentina, Paraguai e Uruguai; Copa de 2034 será na Arábia
Textor vê Botafogo no nível de times europeus: “Vamos tentar chutar o traseiro de alguém”
Nem a presença de dois clubes europeus na chave desanima o norte-americano, que reafirmou a confiança em uma boa campanha
Leila quer quatro reforços, patrocínio fechado e descarta Gabigol: “Palmeiras não é trampolim”
Presidente detalha planos caso vença eleição no domingo, quer levar time feminino para Barueri, diz que demitiria candidato da oposição
Fifa define estádios da Copa de 2022 como sedes do Intercontinental de Clubes
974 e Lusail, ambos em Doha, no Catar, receberão as três partidas finais da competição, que será realizada em dezembro