O Ceará solicitou o adiamento da final contra o Sport, marcada para esta quarta-feira (3), em Recife. Em nota, o Vovô requereu ainda a mudança do local da partida, da Ilha do Retiro para a Arena Pernambuco.
Em ofício enviado à CBF, o Vovô demonstrou ciência de áudios vazados atribuídos ao presidente da Federação Pernambucana de Futebol, Evandro de Carvalho, em que se diz que mais de 40 mil ingressos teriam sido emitidos e vendidos pelo Sport para a partida desta quarta. A capacidade da Ilha do Retiro é de 26 mil lugares.
No documento, o Alvinegro resgata ainda já ter enviado (e não ter sido respondido ou atendido) outros dois ofícios à entidade solicitando a mudança do local da partida por questões estruturais e de segurança.
Entenda o caso
Um áudio vazado na manhã desta quarta-feira, atribuído ao presidente da Federação Pernambucana de Futebol, Evandro de Carvalho, motivou notas oficiais de Sport, Ceará e da FPF, horas antes da final da Copa do Nordeste. De acordo com o conteúdo, a Ilha do Retiro, palco do jogo, receberia um público de 40 mil torcedores, enquanto a capacidade do estádio é de apenas 26.345.
Evandro de Carvalho, presidente da FPF, alega que áudio é fake. Logo na sequência, Sport e FPF soltaram nota dizendo que a capacidade do estádio será respeitada.
O áudio
Só a CBF pediu 100 ingressos (…) Na verdade, a gente rodou ingresso a mais, a gente foi além da capacidade do estádio. Vai ter 40 mil pessoas no campo, apesar de só caber 26 (mil), mas não tem jeito, porque a gente não consegue atender à demanda que tem", diz em um momento.
No mesmo áudio, é mencionado ainda que a polícia já estaria ciente dessa possível superlotação.
- Expliquei para a polícia que não tem o que fazer. (…) A polícia está possessa porque diz que são 26 mil e vamos colocar 40 (mil).
Sport diz que capacidade da Ilha será respeitada
Sport e FPF soltaram nota dizendo que a capacidade do estádio será respeitada. Já o Ceará relatou preocupações com o áudio, disse que a "superlotação pode desenhar uma tragédia sem precedentes no futebol brasileiro" e pediu o adiamento do jogo.