Os clubes da Premier League votaram e concordaram em retirar patrocínios de casas de apostas da frente das camisas. A mudança, que acontecerá a partir do início da temporada 2026/27, afeta diretamente oito equipes, que possuem patrocínio de jogos de azar: Bournemouth, Brentford, Everton, Fulham, Leeds, Newcastle, Southampton e West Ham.
Segundo comunicado divulgado pela Premier League (veja na íntegra no fim da matéria), entende-se que as casas de apostas ainda poderão aparecer em outras áreas, como nas mangas das camisas e painéis publicitários. Até o fim da temporada 2025/26, os contratos podem permanecer normalmente.
Segundo a TV britânica "Sky Sports", o valor somado do patrocínio de casas de apostas de clubes da Premier League chega a 60 milhões de libras (aproximadamente R$ 370 milhões).
Nota oficial da Premier League
"Os clubes da Premier League concordaram coletivamente em retirar o patrocínio de jogos de azar da frente das camisas dos clubes, tornando-se a primeira liga esportiva do Reino Unido a tomar tal medida voluntariamente para reduzir a publicidade de jogos de azar.
O anúncio segue uma ampla consulta envolvendo a Liga, seus clubes e o Departamento de Cultura, Mídia e Esporte como parte da revisão contínua do governo da atual legislação de jogos de azar.
A Premier League também está trabalhando com outros esportes no desenvolvimento de um novo código para patrocínio de jogo responsável.
Para ajudar os clubes na transição do patrocínio de jogos de azar, o acordo coletivo começará no final da temporada 2025/26temporada", disse a Premier League em comunicado oficial.
No Brasil
O Ministério da Fazenda trabalha para começar a taxar o setor de sites de apostas esportivas, que movimenta bilhões e atualmente é isento de qualquer tipo de taxação em solo brasileiro. O mercado de "bettings", como são chamadas, foi legalizado em 2018 por meio de um decreto assinado pelo então presidente Michel Temer (PMDB-SP). No entanto, quase cinco anos depois, ainda não tem as atividades regulamentadas.