O Flamengo completou 127 anos na terça-feira e tem muitos motivos para comemorar pelas conquistas dentro e fora de campo, que dão aos torcedores a sensação de que será possível se manter firme no protagonismo do futebol brasileiro.
O clube alcançará uma marca simbólica que já foi impensável no passado: passar uma década sem atrasar salário.
Impulsionado pelas premiações dos títulos da Copa do Brasil e Libertadores, o Flamengo vai terminar 2022 com a receita bruta de R$ 1,2 bilhão, R$ 200 milhões acima da previsão de R$ 1 bilhão. Fato que foi comemorado internamente: pelo segundo ano consecutivo, as receitas de marketing/comercial e matchday (bilheteria + sócio-torcedor) vão superar o valor ganho pelo clube com transmissão e premiações.
Apesar da receita recorde, o clube não alcançou a meta de venda de atletas, pois entendeu que era preciso deixar o elenco forte e investir para a disputa dos títulos, e também não cumpriu a previsão de ficar ao menos no segundo lugar do Brasileiro.
Para 2023, a previsão orçamentária é novamente de R$ 1 bilhão - ainda não está definida a verba destinada a comprar direitos de jogadores para reforçar o time.
Banco virtual, o grande projeto do Flamengo em 2023
O principal projeto institucional do Flamengo na próxima temporada é a consolidação da parceria e eventual venda de uma parte do Nação BRB Fla, que alcançou a marca de 3 milhões de contas.
- Quando este grupo chegou ao clube, em 2012, nenhum banco nos emprestava dinheiro, e hoje o Flamengo é dono de um banco, é quem empresta o dinheiro. O tamanho do clube nos dá oportunidades que vão muito além do futebol - disse ao ge o vice-presidente de Finanças do Flamengo, Rodrigo Tostes.
O planejamento não necessariamente passa por fazer um IPO (quando há uma oferta pública em que as ações da empresa são vendidas ao público geral na bolsa de valores), mas também, por exemplo, vender uma fatia a um outro banco. - Temos um projeto grande de marketing com o BRB para aumentarmos os benefícios e tornar ainda mais atrativo. As empresas do ramo estão passando por um momento de ajustes, mas temos uma diferença para os demais bancos, porque a fidelização de nossa torcida é muito maior do que a de uma empresa comum - disse Rodrigo Tostes.