Talvez o melhor jogador do Flamengo em 2023, Erick Pulgar fez mais uma partida primorosa na vitória por 3 a 0 sobre o Palmeiras. E um dado é impactante: com o chileno em campo e Tite no comando, o Rubro-Negro ainda não foi vazado.
Fora do jogo com o Santos (1x2) porque estava suspenso, Pulgar participou da derrota por 3 a 2 para o Grêmio, mas foi substituído no intervalo por conta de uma virose. O placar estava em 1 a 0 para o Flamengo quando deu lugar a Everton Ribeiro.
Nesta quarta-feira, além da linda assistência para Pedro abrir o placar, o chileno terminou a partida com uma estatística impressionante para um meio-campista que arrisca o passe mais difícil: errou apenas um dos 50 tentados.
Na última pergunta da entrevista coletiva de Tite, um repórter chileno pediu uma avaliação sobre os primeiros contatos com Pulgar. O treinador encheu a boca para elogiar o polivalente meio-campista.
- Joga muito, joga muito (repetiu). Ou "box to box" ou posicional. Pode escolher, pronto. É isso (risos)? Com a qualidade técnica que ele tem, você pode usá-lo nas duas funções, eu quis ser sintético. Se você quer um jogador mais posicional, ele te dá para jogar com um jogador pelo lado.
- Se você quer um jogador para liberar o Pulgar para fazer "box to box", ele vai fazer porque tem qualidade técnica individual.
Participação em outros gols
Logo na estreia de Tite, nos 2 a 0 sobre o Cruzeiro, Erick Pulgar foi um dos melhores em campo e protagonizou ação crucial na jogada que matou a partida (veja abaixo). Em ataque pelo lado direito, o chileno havia saído em disparada do campo de defesa para aparecer como um centroavante no meio da área.
Como Gerson errou o toque buscando a referência, Pulgar acelerou o passo e, como um elemento surpresa, tirou a bola de Neris. Na sequência, Wesley tabelou com o Coringa e foi derrubado dentro da área pelo próprio Neris. Pedro balançou a rede e decretou a vitória.
Contra o Fortaleza, no domingo passado, a movimentação de Pulgar no gol de Pedro é de grande inteligência.