Os sócios aprovaram com 79,44% dos votos e, após quase seis meses de negociações, a 777 Partners assume o controle do futebol do Vasco a partir desta segunda-feira, ainda que de forma informal.
O clube inicia agora um período de transição. A SAF do Vasco será criada oficialmente a partir desta semana. Será preciso abrir um CNPJ e criar conta bancária para, aí sim, fazer a inscrição da empresa na CBF para disputa do Campeonato Brasileiro da Série B e transferência dos ativos do futebol, funcionários e ações. A previsão é que a burocracia leve entre 10 e 15 dias.
Na teoria, a caneta segue com o Vasco nos próximos dias, mas na prática a 777 assume o comando imediato e passa a dar as cartas no futebol. A empresa pode, por exemplo, aportar dinheiro para contratações com segurança, mas o que se ouviu durante a Assembleia Geral, neste domingo, é que dificilmente chegarão novos reforços até o fim da janela, em 15 de agosto.
Dentro do clube, acredita-se que a 777 não fará contratações agora. O Vasco trouxe seis reforços nesta janela, e o entendimento é de que o elenco atual é suficiente para o restante da Série B.
Há, no entanto, decisões importantes a se tomar de forma imediata. Desde a saída de Maurício Souza, há duas semanas, o Vasco tem o auxiliar Emílio Faro no comando. Odair Hellmann foi procurado por executivos da 777, na semana passada, mas declinou o convite. Existe a possibilidade de Faro ser mantido até o fim da Série B, embora ele já tenha externado que não deseja seguir como treinador da equipe. A definição sobre o novo técnico deve ser a primeira sob o comando dos americanos.
Outra questão que deve avançar nos próximos dias é a renovação de Andrey, que tem contrato com o clube até agosto de 2023. Após impasse na negociação conduzida por Carlos Brazil, já houve uma aproximação da 777 com staff do jogador, e as partes acreditam em um entendimento em breve.
Os americanos acompanharam de longe a Assembleia Geral, e a previsão é que cheguem ao Brasil após resolverem toda a burocracia. Quem passa a fazer parte do dia a dia do Vasco é Paulo Bracks, contratado para ser uma espécie de consultor nesse período de transição e futuro diretor-executivo da SAF.
Nova estrutura
O Vasco passa a fazer parte de um grupo global de clubes de futebol da 777, ao lado de Genoa (ITA), Standart Liège (BEL) e Red Star (FRA).