A vitória por 3 a 1 sobre o São Paulo, que deixou o Flamengo mais perto da vaga na final da Copa do Brasil, foi uma prova da maturidade e alta capacidade competitiva que o time de Dorival Júnior alcançou.
Mesmo com um desempenho abaixo do que a equipe tem mostrado recentemente, conquistou um ótimo resultado fora de casa e soube sair de uma situação que está pouco acostumado: ser pressionado e exigido na defesa. Na frente, foi letal para conquistar a vantagem.
O Flamengo teve mais a bola, e o São Paulo se fechou em busca dos contra-ataques. Um dos pontos fortes do time de Dorival não se repetiu na partida. Os jogadores de frente não conseguiram fazer o "perde e pressiona" com eficiência, e o Tricolor criou muitas chances, principalmente pela esquerda com Patrick.
O goleiro Santos mais uma vez teve participação decisiva com defesas importantes. Na frente, o Flamengo foi letal. Everton Ribeiro achou João Gomes dentro da área, e o volante marcou de cabeça.
- A nossa marcação não encaixou em sentido nenhum. Nós demos espaço. Mas mesmo assim a nossa última linha estava muito bem postada e isso é um ponto positivo da nossa equipe. Foi um dia que não tivemos uma partida equilibrada dentro das nossas condições e, mesmo assim, fomos letais nas jogadas criadas - analisou Dorival.
Gabigol não estava em dia inspirado. Errou passes, interrompeu ataques e desperdiçou uma boa chance após passe de Pedro, mas quando a bola sobrou limpa para empurrar para o fundo do gol, não perdoou e colocou o 2 a 0 no placar.
A essa altura o São Paulo já estava rondando com perigo a meta rubro-negra. Aos 21 do segundo tempo, Rodrigo Nestor conseguiu acertar o canto de Santos e diminuiu.
Dorival mexeu no time para dar mais fôlego, e coube a Everton Cebolinha, já aos 48 do segundo tempo, decretar o 3 a 1 que deixa o Flamengo mais confortável para o jogo de volta, dia 14 de setembro, no Maracanã. Foi o primeiro do atacante pelo clube.
Dorival analisa atuação
Dorival Júnior enalteceu o resultado, mas pontuou uma atuação abaixo do esperado.
- Nós neutralizamos boa parte das jogadas que foram criadas pelo São Paulo. Foi um grande um jogo, resultado importante, mas ainda não está definido. Enfrentaremos um grande adversário que com certeza pode modificar esse placar -, finalizou em coletiva.